Folha lança vídeo de agradecimento aos leitores por recorde de audiência

Jornal atingiu marca histórica devido, principalmente, à cobertura da pandemia do coronavírus e da crise do governo Bolsonaro

São Paulo

A Folha lança neste domingo (21) um vídeo em que jornalistas e outros profissionais da empresa agradecem aos leitores pelos recordes de audiência obtidos durante a pandemia.

O jornal atingiu uma marca histórica em abril devido, principalmente, à cobertura do avanço do novo coronavírus e da crise política no governo Jair Bolsonaro.

Segundo a ferramenta Google Analytcs 360, 73,8 milhões de usuários únicos acessaram o site da Folha no mês de abril, acima do pico anterior de 69,8 milhões, obtido em março.

Outro recorde refere-se ao número de visitas, que chegou a 176,9 milhões, superando o registrado em outubro de 2018, mês das últimas eleições (164,8 milhões).

“Nessa tragédia que estamos atravessando, recebemos dos nossos leitores o que para nós é mais precioso: a sua confiança. Tivemos a maior audiência registrada na história do jornal e o crescimento de mais de 50% de novos assinantes todos os meses“, afirma Antonio Manuel Teixeira Mendes, superintendente do Grupo Folha.

"Na pandemia, o leitor percebeu que a distinção entre fake news e jornalismo pode salvar vidas. E os repórteres e outros profissionais do jornal têm respondido ao desafio com rigor, trabalho duro e, em alguns casos, risco pessoal", diz Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha.

Com apenas um minuto, o vídeo é dirigido e editado por João Wainer, que assina o documentário “Junho - O Mês que Abalou o Brasil”, longa-metragem produzido pela Folha.

Redação da Folha durante a pandemia de coronavírus
Redação da Folha durante a pandemia de coronavírus - Eduardo Knapp/Folhapress

Wainer e a equipe da TV Folha usaram drones para viabilizar a realização desse vídeo sem desrespeitar as recomendações de isolamento social. Eles gravaram jornalistas trabalhando em casa com drones à altura da varanda dos apartamentos.

Nas filmagens em espaços públicos, a produção teve o cuidado de evitar aglomerações.

“Filmar na pandemia faz parte do processo de reinvenção que estamos todos passando. Sempre aprendi na Redação que não podemos voltar de uma pauta de mãos vazias”, afirma Wainer.

No final do vídeo, mais de cem profissionais da Folha dizem “obrigada” e “obrigado” ao leitor. Essa montagem só foi possível porque cada participante gravou seu agradecimento com o próprio celular e enviou para a TV Folha.

“Estamos dando um jeito de produzir conteúdo, filmar, contar histórias. Esse sempre foi nosso compromisso com o leitor”, conclui Wainer.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.