Morre dom Pedro Casaldáliga, o bispo do chapéu de palha que enfrentou latifundiários na Amazônia

Velório ocorrerá em Batatais (SP), Ribeirão Cascalheira (MT) e São Félix do Araguaia (MT)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Manaus

Dom Pedro Casaldáliga, o bispo catalão que dedicou e arriscou a vida na defesa dos posseiros e dos indígenas da Amazônia, morreu neste sábado (8) às 9h40, em Batatais (SP), aos 92 anos.

​Um dos líderes mais influentes da Igreja Católica no Brasil e na América Latina das últimas décadas, dom Pedro foi uma voz incansável contra o latifúndio e em favor da reforma agrária. De sua prelazia, participou, ao lado de outros bispos progressistas, da criação do Conselho Missionário Indigenista (Cimi) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Seu velório acontecerá em três locais. Em Batatais, neste sábado, a partir das 15h, na capela do Claretiano. Em Ribeirão Cascalheira (MT), onde o corpo será velado no Santuário dos Mártires, a partir de 10 de agosto. E em São Félix do Araguaia (MT), sua cidade adotiva, onde o velório será no Centro Comunitário Tia Irene e onde o corpo será sepultado.

A missa de exéquias será celebrada em 9 de agosto, às 15h, em Batatais, e será transmitida pela internet.

Dom Pedro Casaldáliga morreu devido a uma infecção respiratória que evoluiu para embolia pulmonar. O teste para Covid-19 deu negativo. Ele estava internado há mais de uma semana e foi levado para Batatais na terça-feira (4).

A sua trajetória no Brasil começou em 1968, quando a busca para servir os mais pobres e injustiçados o levou a trocar a Espanha franquista por São Félix do Araguaia, então um povoado de 600 habitantes no interior de Mato Grosso.

A viagem por terra desde o interior de São Paulo durou uma semana. Logo no primeiro dia, o missionário claretiano encontrou quatro corpos de bebês mortos, acomodados em caixas de sapato diante de sua casa para que fossem enterrados.

“Ou vamos embora daqui agora mesmo ou nos suicidamos ou encontramos uma solução para tudo isto”, disse ao seu companheiro missionário Manuel Luzón, segundo a biografia autorizada “Descalço sobre a Terra Vermelha” (Unicamp), do jornalista Francesc Escribano, principal fonte de informações para este texto.

Esses primeiros anos foram de aprendizado sobre a dura realidade local. Em longas viagens de barco e por estradas precárias para chegar a comunidades isoladas, ele improvisava missas com cachaça e bolacha no lugar do vinho e da hóstia.

As condições miseráveis da população, na maioria retirantes do Nordeste, e os abusos cometidos por grandes fazendeiros respaldados pela ditadura militar causaram profunda indignação em dom Pedro. Adepto da ação e admirador do revolucionário argentino Che Guevara, incentivava ações de resistência de posseiros, como derrubadas de cerca dos grandes proprietários.

Em 1970, o padre escreveu o primeiro de vários textos-denúncia que o tornaram conhecido no Brasil e no exterior. “Escravidão e Feudalismo no norte de Mato Grosso”, que descrevia os desmandos na região, foi enviado a autoridades da Igreja e do governo e motivou as primeiras acusações de que era agente comunista.

No ano seguinte, o papa Paulo 6º o nomeou bispo da prelazia de São Félix. Na cerimônia, à beira do rio Araguaia, substituiu a mitra e o báculo por um chapéu de palha e o anel de tucum (palmeira amazônica), presente dos índios tapirapés. Logo, o anel se tornaria o símbolo da adesão à Teologia da Libertação, corrente influenciada pelo marxismo que defende uma igreja próxima dos pobres.

Nessa época, dom Pedro publicou o seu texto mais conhecido, “Uma Igreja da Amazônia em conflito com o Latifúndio e a marginalização social”, no qual fazia uma minuciosa denúncia contra grandes proprietários de terra.

“Se ‘a primeira missão do bispo é a de ser profeta’, e o profeta é a voz daqueles que não têm voz (card. Marty), eu não poderia, honestamente, ficar de boca calada ao receber a plenitude do serviço sacerdotal”, escreveu na introdução.

Dom Pedro chamou de “absurdas” as dimensões dos latifúndios da região, listando-os um a um. “A injustiça tem um nome nesta terra: latifúndio. E o único nome certo do desenvolvimento aqui é a reforma agrária.”

Sessão solene em homenagem a Dom Pedro Casaldáliga no plenário da Câmara dos Deputados, em 2003
Sessão solene em homenagem a Dom Pedro Casaldáliga no plenário da Câmara dos Deputados, em 2003 - Sérgio Lima - 04.nov.2003/Folhapress

O desafio aos latifundiários colocou sua vida em perigo em vários momentos. Na primeira tentativa de assassinato, em 1971, um pistoleiro confessou ao bispo que havia sido contratado para matá-lo. Com a ajuda da igreja, ele fez a denúncia à polícia e fugiu da região.

O episódio mais sangrento aconteceu em outubro de 1976 no povoado de Ribeirão Bonito, hoje a cidade de Ribeirão Cascalheira (MT). Dom Pedro e o padre jesuíta João Bosco Penido Burnier foram até a delegacia tentar resgatar duas mulheres que estavam sendo torturadas. Na discussão com policiais, o companheiro do bispo levou uma coronhada e morreu com um tiro à queima-roupa na nuca.

No plano nacional, a relação com a ditadura militar tampouco foi fácil. Crítico feroz do regime, só escapou de ser expulso por intervenção direta do papa Paulo 6º. Com medo de ter a entrada ao país negada, só viajou ao exterior após a redemocratização. Morreu, aliás, sem jamais ter voltado a sua Catalunha natal.

O redemocratização, nos anos 1980, aliviou a tensão em São Félix, mas a ascensão do papa polonês João Paulo 2º, um opositor do comunismo, estremeceu suas relações com o Vaticano. A aproximação com a Nicarágua sandinista e com a Cuba de Fidel Castro, com quem se encontrou, provocaram atritos. Desta vez, o bispo de São Félix escapou de ser punido graças à intervenção da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Em 2003, ao completar 75 anos, dom Pedro apresentou sua carta de renúncia ao papa João Paulo 2º, como prevê o protocolo. Nessa época, já sentia os efeitos do “irmão Parkinson”, como ele brincava, doença que ao longo dos anos lhe tirou os passos e depois a voz. Mesmo assim, nunca abandonou São Félix, hoje com 11 mil habitantes.

O legado de dom Pedro não se resume à luta contra a injustiça social. Escritor e poeta, é autor de diversos livros, alguns publicados apenas na Espanha, onde também é reconhecido como influente liderança católica.

Em um de seus poemas sobre a morte, escreveu: “Eu morrerei em pé, como as árvores/Me matarão em pé. O sol, testemunha maior, imprimirá seu lacre/sobre meu corpo duplamente ungido. De golpe, com a morte/se fará verdade a minha vida/Por fim, terei amado!”

Dom Pedro Casaldáliga, bispo de São Félix do Araguaia, em entrevista à imprensa em 1988
Dom Pedro Casaldáliga, bispo de São Félix do Araguaia, em entrevista à imprensa em 1988 - Sérgio Tomisaki - 28.out.1988/Folhapress

Políticos e personalidades lamentam a morte de dom Pedro Casaldáliga

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) divulgou nota de pesar. "Dom Pedro marcou sua vida pela solidariedade em relação aos mais pobres e sofridos, fazendo de seu ministério, sua poesia e sua vida um canto à solidariedade. Preocupado em 'nada possuir, nada carregar, nada pedir, nada calar e, sobretudo, nada matar', contempla agora o Deus da Vida, a quem buscou servir em cada pobre, em cada sofredor", diz a nota.

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) também divulgou nota lamentando a morte de dom Pedro Casaldáliga.

"O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) vem manifestar o seu pesar pela partida deste homem que, em sua simplicidade, sabia acolher como ninguém os pequenos de Deus. Foram décadas de compromisso com a luta do povo, defendendo e amplificando a voz dos indígenas, dos camponeses, dos negros, das mulheres e dos mais esquecidos", afirma a nota.

João Pedro Stedile, dirigente do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), afirmou que é um dia triste para o povo brasileiro. "Em particular para os movimentos do campo e as pessoas de fé. Perdemos um profeta e poeta. Um homem que viveu intensamente com seu povo, coerente com o evangelho", afirmou.

"Dom Pedro Casaldáliga acabou de nascer para Deus. Dizia: a alternativa cristã é a vida ou a ressurreição. Vive na memória de todos os pobres que defendeu, dos martirizados pelo latifúndio, nos libertos da opressão e em nossa fé e em nossa esperança que ele nos fortaleceu", escreveu o teólogo e filósofo Leonardo Boff.

O ex-presidente Lula (PT) também lamentou a morte do bispo. "Nossa terra, nosso povo perde hoje um grande defensor e exemplo de vida generosa na luta por um mundo melhor, que nos fará muita falta."

"Um homem de esperança em meio à injustiça que envergonha a todos nós que lutamos por dias melhores. Dom Pedro é símbolo do sonho, da defesa dos direitos do povo brasileiro e dos nossos povos originários da Amazônia", escreveu a ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Flávio Dino (PC do B), governador do Maranhão, prestou homenagens ao bispo. "Um grande e verdadeiro patriota do povo brasileiro, que agora está no Reino."

"Brasil perdeu hoje um grande lutador. Seu trabalho importante na defesa dos povos indígenas seguirá sendo exemplo para todos, ainda mais nestes tempos de ataques aos povos tradicionais", afirmou o ex-ministro Ciro Gomes (PDT).

"Nos deixou Dom Pedro Casaldáliga. [...] Dom Pedro era uma liderança cristã à frente do seu tempo. Meus sentimentos", afirmou Luciano Huck, apresentador de TV.

"Perda imensa. Muito triste", afirmou a jornalista Hildegard Angel.

O vereador Eduardo Suplicy (PT) afirmou que recebeu a notícia da morte com pesar. "Notável defensor dos direitos humanos, em especial dos povos indígenas. Bispo prelado em São Félix do Araguaia, d. Pedro dedicou sua vida à proteção dos mais pobres e ao enfrentamento dos poderosos", disse.

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) afirmou que dom Pedro Casaldáliga foi uma referência para ele na defesa do direito dos excluídos. "Que sua história de coragem e amor ao próximo siga inspirando a todos nós democratas na luta contra o autoritarismo, a opressão e a exploração do povo brasileiro."

"Notícia muito triste. Faleceu Dom Pedro Casaldáliga, uma história de vida dedicada às lutas populares. Uma grande perda para todas e todos os lutadores brasileiros. Nossos sentimentos aos amigos e familiares", afirmou o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP).

"Um exemplo de caridade, doação e comprometimento com os mais pobres e excluídos. Um sábado de muita tristeza e lembranças de um dos maiores aliados na luta pelos direitos do nosso povo. Descanse em paz", afirmou o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ).

"Dom Pedro Casaldáliga sempre foi um exemplo de homem digno, um bispo coerente com os ensinamentos do Evangelho, na defesa dos mais humildes. Sempre será lembrado na história de luta do povo brasileiro", disse João Carlos, o Juruna, da Força Sindical.

Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, definiu dom Pedro, de quem era muito próximo, como "místico, poeta, jornalista, bispo, amante dos pobres, ele mesmo pobre entre os pobres". Em 2005, ele substituiu o catalão como o segundo bispo prelado de São Félix do Araguaia, onde ficou até 2011.

"Deu sua vida guiado pelo bem, pela verdade, pelo amor", acrescentou. "Deixou-se fazer sertanejo sem deixar de ser catalão."

A trajetória de dom Pedro Casaldáliga

1928 - Pere Casaldàliga i Pla nasce no dia 16 de fevereiro, em Balsareny, província de Barcelona, na Catalunha (Espanha)

1943 - Casaldàliga ingressa na Congregação Claretiana (Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria)

1952 - É ordenado sacerdote em Montjuïc, Barcelona

1968 - Muda-se para São Félix do Araguaia, em Mato Grosso, para fundar uma missão claretiana no Brasil

1971 - É nomeado bispo da prelazia de São Félix do Araguaia

1976 - Ao verificar uma denúncia de tortura na delegacia do povoado de Ribeirão Bonito (MT), Casaldàliga foi ameaçado pelos policiais. O padre jesuíta João Bosco Burnier, que o acompanhava, foi morto com um tiro na nuca

1988 - Foi convocado pelo Vaticano para visitar o papa João Paulo 2º e dar explicações sobre sua proximidade com a teologia da libertação. O sacerdote adotou o lema "Nada possuir, nada carregar, nada pedir, nada calar e, sobretudo, nada matar."

1994 - Apoiou a Revolta de Chiapas, no México, em defesa dos povos indígenas do país. Ele pediu compreensão àqueles que se armavam contra o governo.

1999 - Publicou o livro "Declaração de Amor à Revolução Total de Cuba", em que elogia as melhorias sociais promovidas pelo regime cubano depois da revolução de 1959.

2000 - Recebeu o título de doutor honoris causa pela UNICAMP, em São Paulo, e pela PUC de Goiás.

2005 - Aos 86 anos, depois de quase 30 anos com o diagnóstico de mal de Parkinson, apresentou sua renúncia, que foi aceita pelo papa João Paulo 2º

2020 - Morre aos 92 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.