Descrição de chapéu jornalismo mídia

Consórcio integrado pela Folha recebe prêmio de liberdade de imprensa

Associação Nacional de Jornais destaca trabalho na divulgação de dados da pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O consórcio de veículos de imprensa e o Projeto Comprova receberam nesta quarta-feira (1º), em São Paulo, o Prêmio ANJ (Associação Nacional de Jornais) de liberdade de imprensa.

Formado por Folha, UOL, O Globo, G1, Extra e O Estado de S. Paulo, o consórcio coleta e publica diariamente dados de vacinas, casos e mortes provocadas pelo coronavírus. A iniciativa surgiu em junho de 2020, após ameaça do governo federal de sonegar números da pandemia.

Já o Projeto Comprova realiza checagem de fatos e combate à desinformação. A parceria conta com mais de 30 veículos, entre eles a Folha.

Segundo a ANJ, a escolha dos vencedores destaca a importância do jornalismo e da cooperação no enfrentamento da pandemia.

"O jornalismo reagiu, somou forças e vem trabalhando desde então para entregar para a população um retrato mais fiel e preciso do que acontece no país", disse Flávia Faria, editora do Deltafolha, que representou o consórcio na premiação.

Mulher sorrindo e com roupas sociais e segurança troféu
Flávia Faria, editora do Deltafolha, recebe prêmio da ANJ, representando o consórcio de veículos de imprensa - Reprodução/@AnjOficial no Twitter

"O Projeto Comprova realiza trabalho de checagem de fatos como forma de combater a desinformação. Reúne dezenas de jornalistas de mais de 30 veículos de todo o país e tem sido fundamental no esclarecimento das informações a respeito da pandemia no Brasil", disse Sérgio Lüdtke, editor-chefe da iniciativa.

Homem sorrindo, veste terno e segurança troféu
Sérgio Lüdtke, do Projeto Comprova, recebe prêmio da ANJ - Reprodução/@AnjOficial no Twitter

O consórcio também foi premiado pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).

O trabalho recebeu o título de "mídia do ano", na modalidade "mídia especializada", uma das que compõem o prêmio Aberje.

A honraria é concedida anualmente a veículos e empreendimentos de mídia que se destacaram em sua esfera de atuação. Os vencedores são decididos por um júri composto por membros do conselho e da diretoria da associação. O prêmio está em sua 47ª edição.

A cerimônia de premiação ocorrerá de maneira online no próximo dia 13, às 18h. Haverá transmissão ao vivo no canal da entidade no Youtube.

Em setembro, o consórcio recebeu também reconhecimento especial no prêmio Einstein + Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar, promovido pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein em parceria com o Portal de Jornalistas e Jornalistas & Cia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.