Ouça os áudios de Arthur do Val que comprometeram candidatura em SP

Deputado afirmou que mulheres ucranianas são 'fáceis' de pegar por serem pobres

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O deputado estadual Arthur do Val (Podemos) admitiu neste sábado (5) a autoria dos áudios sexistas sobre as mulheres ucranianas e anunciou a retirada de sua pré-candidatura ao Governo de São Paulo.

Segundo o parlamentar, que visitou o país invadido pela Rússia, os áudios que enviou foram um "erro num momento de empolgação", mas ele buscou desvincular suas falas do motivo da viagem feita à Ucrânia.

Os áudios de teor sexista de Arthur do Val, enviados a amigos, dizem que as ucranianas são "fáceis" de pegar por serem pobres —e que a fila de refugiados da guerra tem mais mulheres bonitas do que a "melhor balada do Brasil".

O deputado estadual paulista Arthur do Val (Podemos-SP) desembarcou, na manhã deste sábado (05), no Aeroporto Internacional de Guarulhos após retornar de sua viagem à Ucrânia - Yuri Murakami/Fotoarena/Agência O Globo

Em outro trecho dos áudios, Arthur do Val diz sobre as mulheres ucranianas que "não tenho nem palavras para expressar. Quatro dessas eram minas assim que você tipo... Mano, nem sei te dizer. Se ela cagar, você limpa o c* dela com a língua. Inacreditável. Inacreditável, cara. Assim que essa guerra passar, eu vou voltar pra cá", segue a gravação.

Em outra gravação, o deputado fala que teria usado seus 730 mil seguidores no Instagram para se aproximar de mulheres ucranianas.

"Elas olham [para ele, Arthur] e vou te dizer: são fáceis porque elas são pobres. E aqui, cara, minha carta do Instagram, cheio de inscritos, funciona demais. Funciona demais. Depois eu conto a história", diz.

"Não peguei ninguém, mas eu colei em duas minas, que a gente não tinha tempo, em dois grupos de minas, e assim, é inacreditável a facilidade. Essas minas em São Paulo você dá bom dia e ela iria cuspir na sua cara. E aqui elas são super simpáticas, super gente boa", segue.

O deputado divulgou em rede social neste sábado um pedido de desculpas ao dizer que o conteúdo das falas não foi correto com as mulheres brasileiras, ucranianas e com "todas as pessoas que depositaram confiança no meu trabalho".

Arthur do Val disse ainda ter o desejo que as pessoas o julguem "pelo que eu fiz e não pelo que eu não fiz". "Foi errado o que eu falei. Não é isso o que eu penso. O que eu falei foi um erro num momento de empolgação", afirmou ao chegar no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Ele anunciou a retirada da candidatura em São Paulo com a justificativa de não atrapalhar a terceira via, uma referência a Sergio Moro (Podemos), de quem é apoiador.

Ouça os áudios:

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.