Bolsonaro é primeiro presidente a faltar a posse no STF em quase 30 anos

Último chefe do Executivo ausente em posse do cargo máximo da corte foi Itamar Franco, em 1993

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

UOL

O presidente Jair Bolsonaro (PL) quebrou uma tradição de quase 30 anos nesta segunda-feira (12) ao se ausentar da cerimônia de posse da ministra Rosa Weber como presidente do STF (Supremo Tribunal Federal.

O último chefe do Executivo a faltar a posse do cargo máximo da corte foi Itamar Franco, que em 1993 não compareceu na cerimônia do magistrado Octavio Gallotti.

Bolsonaro em evento no Palácio do Planalto - Gabriela Biló-15.ago.22/Folhapress

Desde então, os cinco presidentes posteriores a Franco, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) estiveram na posse de 15 presidentes do STF. O próprio Bolsonaro esteve presidente na nomeação de Luiz Fux, realizada em 2020.

O motivo da ausência não foi revelado pela equipe de Bolsonaro. Além disso, o único compromisso na agenda oficial do presidente da República para esta segunda foi uma reunião com o ministro de Estado das Relações Exteriores, embaixador Carlos Alberto Franco França.


Aliados do presidente, no entanto, confirmaram a presença dele em uma entrevista ao Podcast Collab, após a cerimônia de posse de Rosa Weber.

Além de Bolsonaro, todos os outros presidenciáveis foram convidados para o evento, mas somente Soraya Thronicke (União Brasil) confirmou presença.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.