Descrição de chapéu Eleições 2022

Cabeleireira baiana aciona Tebet por uso de imagem na propaganda eleitoral

Negra Jhô aparece em peça da candidata; campanha diz ter adquirido o vídeo em banco de imagens internacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador

A cabeleireira baiana Valdemira Telma de Jesus Sacramento, conhecida em Salvador como Negra Jhô, acionou na Justiça a campanha da presidenciável Simone Tebet (MDB) por uso indevido de sua imagem na propaganda eleitoral veiculada na televisão.

Negra Jhô se notabilizou tanto no Brasil como no exterior pela valorização da estética afro nas ruas do Pelourinho. Dona de um salão de beleza especializado em turbantes e tranças, ela já foi tema de composição do cantor Saulo, um dos clientes dela.

retrato de mulher negra com turbante e brincos no formato da África
Imagem de Negra Jhô usada em campanha da presidenciável Simone Tebet (MDB) - Divulgação

A baiana aparece em um vídeo da candidata por um segundo, tempo suficiente, segundo a cabeleireira, para fazer com que um evento que organiza na capital baiana perdesse apoio. Na imagem da propaganda eleitoral, ela está de turbante, em frente à porta de um casarão histórico no Pelourinho, onde trabalha.

Em nota, a campanha de Tebet disse ter adquirido o vídeo no banco de imagens da empresa Shutterstock. O conteúdo já foi removido da propaganda da candidata e da plataforma que comercializa as imagens.

Negra Jhô disse ter levado um susto ao saber, por meio de terceiros, na sexta (9), que a imagem dela estava sendo veiculada na propaganda da candidata, ao menos desde o feriado de 7 de Setembro.

"Sou uma mulher negra livre. Não sou escrava para ter a imagem vendida por um site", disse Negra Jhô. "Não assinei nenhum termo para autorizar a comercialização de minha imagem."

Ao saber da propaganda, cabeleireira recorreu às redes sociais, no sábado (10), para repudiar o uso da imagem. No Instagram, a mensagem de Negra Jhô foi transmitida para cerca de 15 mil seguidores.

"Eu, Valdemira Telma de Jesus Sacramento, conhecida no Brasil pelo nome artístico e social Negra Jhô, venho a público repudiar o uso indevido e sem autorização da minha imagem na campanha eleitoral de Simone Tebet, a qual nunca tive nenhum tipo de diálogo ou contato pessoal", disse no comunicado.

"Todxs sabem da minha índole, ética e compromisso com o meu povo preto. Repudio veementemente o uso da minha imagem. As providências cabíveis já estão sendo tomadas, e peço a todxs que me conhecem que compartilhem essa nota", finaliza o texto.

A advogada Helenice Santos, que representa a cabeleireira, disse ter protocolado uma ação na 5ª Vara Cível e Comercial de Salvador com um pedido de indenização no valor de R$ 100 mil, além da retirada imediata da imagem da cliente da campanha e da plataforma, o que já ocorreu.

Segundo Negra Jhô, a exposição involuntária rendeu questionamentos sobre o posicionamento político dela. "Nem sabia que essa moça era candidata nem que era senadora. A vida tá tão agitada que nem tenho tempo de acompanhar a política, até porque já tenho meus candidatos", disse.

A repercussão do caso, diz ela, provocou a perda de apoio financeiro à organização da 13ª edição da Feijoada —evento cultural que ela produz e está marcado para o próximo dia 25, no Pelourinho.

"Quem viu, pensou: Negra Jhô está com essa mulher, então não vou apoiar. Me prejudicou", disse. "Tomei o maior susto, porque passou na TV aberta. A culpa não é nem da moça, coitada, mas da campanha dela."

Em nota, a assessoria de comunicação da campanha de Tebet disse que "a imagem, em vídeo e foto, fica disponível [em banco de imagens], pode ser selecionada em sistema de busca por palavra-chave e foi licenciada rigorosamente dentro das normais legais". "Mesmo diante disso, em respeito às posições políticas da detentora, nossa campanha não vai mais fazer uso da mesma", afirmou o comunicado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.