Descrição de chapéu Eleições 2022

Carro e casa de ex de Bolsonaro são vandalizados em Brasília; veja vídeo

Ana Cristina e o filho, Jair Renan, fizeram vídeos para mostrar supostos ataques; 'Morte ao Bolsonaro', escreveram no muro da casa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Brasília

O carro da ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro (PL), a candidata a deputada distrital Ana Cristina Valle (PP-DF), foi depredado, e a casa dela foi pichada na noite desta quinta-feira (29), em Brasília.

Ela e o filho, Jair Renan Bolsonaro, publicaram vídeos curtos nas redes sociais sobre o ocorrido e sugeriram motivos políticos pelo ataque.

"Pixaram a porta da minha casa em represália não só a minha mãe, que é candidata a deputada distrital, que automaticamente se percebe o ódio entregue gratuito à família Bolsonaro", afirmou o quarto filho do presidente.

"Morte ao Bolsonaro", escreveram, com tinta vermelha, no muro da casa.

O carro depredado, com vidros quebrados, foi mostrado por Ana Cristina. "Olha o que fizeram comigo. Querem me pegar", ela disse, chorando.

Segundo a assessoria da candidata, ela, uma irmã, o motorista e uma assessora estavam no veículo, na porta da casa de Ana Cristina, quando houve o ataque, por volta das 19h.

Elas saíam da garagem para participar do comício em Ceilândia do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que tenta a reeleição. Quando entraram na rua, perceberam pancadas no carro, que pareciam vindas de um taco ou barra de ferro.

Os ocupantes do veículo sofreram pequenos cortes provocados por estilhaços. A assessora Ana Carolina, que estava no carro e também se feriu, afirmou que eles não viram os autores das agressões e que eles seguiram com o carro direto para a guarita do condomínio.

De lá, segundo ela, chamaram a Polícia Militar, que foi até a casa e constatou a pichação.

O imóvel não tem câmeras de segurança. Segundo a assessora, o equipamento da casa em frente não estava funcionando e o do vizinho não achou envolvidos, assim como a câmera que fica na guarita do condomínio.

A hipótese do grupo é que o agressor, ou agressores, tenham chegado e fugido do local por um terreno descampado que fica próximo à casa.

Jair Renan não estava na casa e, por isso, não havia agentes do GSI (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República) no local, segundo a assessora.

A assessoria da Polícia Civil do DF confirmou que um boletim de ocorrência do caso foi feito pelo sistema da delegacia eletrônica, com processo iniciado às 16h05 desta sexta. A partir deste momento, um servidor faz diligências, como confirmar dados com a vítima, e encaminha o caso para a delegacia da área investigar.

Carro de Ana Cristina Valle, ex-mulher de Bolsonaro, é depredado em Brasília
Carro de Ana Cristina Valle, ex-mulher de Bolsonaro, é depredado em Brasília - Gabriela Biló/Folhapress

A mansão da candidata é alvo de um pedido de abertura de inquérito da Polícia Federal à Justiça Federal. O pedido é baseado em dados do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) que apontam incompatibilidade dos valores da transação imobiliária com a função de assessora parlamentar exercida por Ana Cristina à época da compra do imóvel.

Ela informou à Justiça Eleitoral ser proprietária da mansão no Lago Sul, área nobre de Brasília. Segundo a declaração, o valor do imóvel é de R$ 829 mil.

A declaração contrasta com afirmação anterior da própria candidata, que negou no ano passado a o UOL ser dona do imóvel onde mora com o filho 04 de Bolsonaro.

Ana Cristina disputa a eleição usando o sobrenome e fotos do ex-marido, o que provocou críticas indiretas da primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Michelle disse que existem "alpinistas que estão tentando subir na vida" e declarou que o irmão, Eduardo Torres (PL), é o "nosso" único candidato a deputado distrital pelo DF.

Ex-mulher de Bolsonaro durante ato em Resende, interior do Rio de Janeiro - Eduardo Anizelli - 16.set.2018/Folhapress

Em publicação nos stories, no Instagram, Jair Renan defendeu a mãe e disse que apoia sua candidatura. O filho do presidente afirmou ainda que a "fala de terceiros" sobre o termo "alpinista não reflete a realidade".

"Minha mãe, Cristina Bolsonaro, teve uma história de vida com o atual presidente Jair Messias Bolsonaro, onde foram casados por 16 anos, e sou fruto desta relação; onde houve parceria e muito amor", escreveu.

Para ele, a mãe contribuiu para a eleição de Bolsonaro à Presidência da República e tem o direito de usar o sobrenome.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.