Ipec: Haddad lidera em SP com 36%, seguido de Tarcísio com 21% e Rodrigo, com 14%

Petista também venceria bolsonarista em eventual segundo turno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ex-prefeito Fernando Haddad (PT) variou dentro da margem de erro e manteve a vantagem na corrida pelo Governo de São Paulo, com 36% das intenções de voto na pesquisa Ipec divulgada nesta terça-feira (6). Há uma semana, ele tinha 32%.

Em segundo está o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ele foi de 12% em meados de agosto para 17% na semana passada e para 21% agora.

Depois aparece o governador Rodrigo Garcia (PSDB), com 14%. Ele também vem variando positivamente: havia registrado 9% na primeira rodada e 10% na segunda.

Montagem com o rosto dos dois homens brancos
Os candidatos ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas(Republicanos) - Divulgação

Carol Vigliar (UP) registrou 1% (ela tinha 2% na pesquisa anterior). Altino Júnior (PSTU), Antonio Jorge (DC), Elvis Cezar (PDT), Gabriel Colombo (PCB) e Vinicius Poit (Novo) marcaram 1% cada um (tinham 1%). Edson Dorta (PCO) teve 1%, contra 0% na pesquisa anterior.

À medida que a campanha avança, os brancos/nulos e indecisos diminuem. O primeiro grupo passou de 15% para 10% em relação à última rodada, e o segundo, de 20% para 12%.

O levantamento, contratado pela TV Globo, ouviu 1.504 pessoas em 66 cidades do estado de sábado (3) a segunda (5), com margem de erro de três pontos percentuais. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é SP-04493/2022.

Haddad concorre com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto Tarcísio é o candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL). Rodrigo vem pregando contra o que considera uma briga ideológica, mas faz acenos ao bolsonarismo.

Num eventual segundo turno entre Haddad e Tarcísio, o petista venceria o bolsonarista por 43% a 32%. Brancos e nulos são 15%, e 10% não sabem. A diferença entre eles na semana passada era de 47% a 31%, respectivamente.

Entre Haddad e Rodrigo, o primeiro vence por 42% a 31% (antes o placar era de 45% a 29%). Brancos e nulos são 17%, e 11% não sabem.

Em uma terceira possibilidade de segundo turno, Rodrigo e Tarcísio empatam tecnicamente com 32% e 31%, respectivamente (eram 28% a 31%). Brancos e nulos são 22%, e 16% não sabem.

A pesquisa mostra também que Haddad é o candidato mais rejeitado pelos moradores de São Paulo. Não votariam no petista 30% dos entrevistados (eram 32%). Já a rejeição de Tarcísio é de 18% (era de 14%) e a de Rodrigo se manteve em 8%.

Na mesma pergunta também aparecem Altino (8% de rejeição), Antonio (7%), Elvis (7%), Poit (7%), Dorta (6%), Gabriel (6%) e Carol (6%). Outros 8% declararam que poderiam votar em todos, enquanto 30% não souberam responder.

A pesquisa mostra ainda estabilidade na avaliação do governador Rodrigo Garcia, que tenta a reeleição e assumiu a cadeira em abril: 28% consideram sua gestão ótima ou boa (antes eram 26%), 40% opinam que ela é regular (eram 39%) e 19%, ruim ou péssima (eram 19%). Outros 13% não souberam opinar.

O Ipec foi criado em fevereiro de 2021 por ex-executivos do Ibope Inteligência, que encerrou suas atividades no mês anterior em razão do término de um acordo de licenciamento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.