Descrição de chapéu Eleições 2022

Onyx faz ataque homofóbico contra Eduardo Leite no RS

Ex-ministro de Bolsonaro fala em 'primeira-dama de verdade'; ex-governador chama rival de 'pipoqueiro'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Porto Alegre

Após um acordo entre as campanhas que adiou o reinício da propaganda de rádio e TV por uma semana, Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB) retomaram nesta quinta-feira (13) os programas dos candidatos ao Governo do Rio Grande do Sul, em meio a uma subida de tom na disputa gaúcha.

No rádio, houve um ataque de cunho homofóbico a Leite. Em seu programa, Onyx declarou ter certeza de que "os gaúchos e as gaúchas" vão ter "um governador e uma primeira-dama de verdade, que são pessoas comuns e que têm uma missão de servir e transformar a vida dos gaúchos para melhor".

Em montagem, Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB), que disputam o segundo turno no RS
Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB), que disputam o segundo turno no RS - Jefferson Bernardes/Divulgação e Maurício Tonetto/Divulgação

Horas depois de a fala de Onyx repercutir negativamente em redes sociais, Leite se manifestou em seu perfil no Twiter, dizendo ser "motivador ver a sociedade e a opinião pública majoritariamente unidas para condenar demonstrações de homofobia".

Na TV, o candidato do PL não repetiu a declaração, disse apenas que, "ao lado de sua esposa, vai governar pelas famílias do Rio Grande".

Também nesta quinta-feira, em seu perfil no Instagram, Leite postou a foto de um cartaz colado em um poste, sem assinatura, com os dizeres "RS é alérgico a carne de viado (sic) e lactose". Ao lado do cartaz, a campanha tucana diz: "Eles plantam ódio e preconceito. A gente planta amor e esperança". Procurada, a campanha de Leite não soube dizer em que local o cartaz foi fotografado.

Leite declarou ser homossexual em julho do ano passado, em entrevista ao programa Conversa com Bial, da TV Globo.

Na campanha de TV, Onyx fez ainda indiretas a Leite ao mencionar que o Rio Grande do Sul precisa de um governador que não coloque "os interesses pessoais" acima dos do estado e "cumpre sua palavra".

As falas se referem a Leite ter mudado de posição sobre concorrer à reeleição e de ter renunciado ao Governo do RS para tentar uma candidatura à Presidência, em março passado.

Em seu primeiro programa de TV no segundo turno, Leite promoveu a mesma virada que já havia realizado em redes sociais. Trocou o azul do PSDB pelas cores do Rio Grande do Sul, adotou uma trilha regionalista e um tom ufanista com os dizeres "O Rio Grande fala mais alto". Diferentemente do que havia afirmado em entrevista no primeiro turno, Leite preferiu manter-se neutro na disputa à presidência.

Leite também repetiu falas do primeiro debate do segundo turno, ao dizer que o estado "não é mera extensão de Brasília, nem quintal do governo federal", uma referência à ligação entre Onyx e o presidente Jair Bolsonaro (PL).

No debate realizado na Band na segunda-feira (10), Leite —que foi o segundo colocado no primeiro turno— adotou um tom agressivo contra Onyx, a quem chamou de "pipoqueiro" por ocupar cinco ministérios diferentes ao longo de três anos no governo federal. "Não conseguiu parar em nenhum porque não deu certo. Ministro pipoqueiro." Onyx demonstrou irritação e pediu "respeito aos pipoqueiros".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.