Descrição de chapéu Eleições 2022

Tarcísio diz que vai retirar câmeras de fardas de PMs se eleito em SP

Equipamento registra ações dos policiais e é um dos legados de João Doria (PSDB)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O candidato ao Governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) reforçou na sexta-feira (7) que irá retirar as câmeras instaladas nos uniformes dos policiais militares caso seja eleito, conforme havia indicado nos meses anteriores da campanha.

A adoção dos equipamentos é uma das principais medidas da gestão tucana na área de segurança pública.

O sistema registra, em áudio e vídeo, intervenções no estado e tem sido um dos responsáveis pela queda da letalidade policial.

Uso das câmeras foi adotado pela gestão de João Doria (PSDB) - Rubens Cavallari - 20.abr.20/Folhapress

Em entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan, Tarcísio afirmou que o uso da câmera limita a atuação das forças de segurança. Ele também se comprometeu em valorizar a carreira do policial.

"O Estado está do lado dele [policial], por isso eu tive uma postura muito crítica com relação às câmeras. O que representa a câmera? É uma situação deixar o policial em desvantagem em relação ao bandido", disse o candidato.

Na sequência, questionado pelo apresentador Emílio Surita se deverá determinar a retirada das câmeras, Tarcísio respondeu: "Ah, com certeza".

O candidato, aliado de Jair Bolsonaro (PL), disse também que a decisão é um recado aos criminosos. "Chega no dia seguinte, eu vou tirar a câmera. O bandido então: ‘Opa, mudou. Tem que respeitar esta polícia, porque o governo está do lado dela’. Isso já tem um efeito sobre o crime imediato."

O ex-ministro de Infraestrutura já havia se comprometido em rever a utilização de câmeras —e se opôs ao longo da campanha a Rodrigo Garcia (PSDB), que agora apoia sua candidatura no segundo turno. Na sexta, o candidato do Republicanos foi enfático em dizer que acabará com a obrigatoriedade.

Em abril, Tarcísio dizia que que pretendia "acabar com a obrigatoriedade de câmeras no fardamento policial por considerar que a forma mais efetiva de combate ao crime é garantir treinamento contínuo e capacitação de qualidade para a tropa, de forma a assegurar a capacidade de agir de acordo com as circunstâncias enfrentadas nas ruas de São Paulo".

Já nas diretrizes do seu plano de governo, documento entregue ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Tarcísio escreveu que irá "rever a política das câmeras corporais".

O seu concorrente no segundo turno, Fernando Haddad (PT), diz que pretende ampliar a instalação de câmeras.

Reportagem da Folha, publicada em janeiro deste ano, mostrou que os equipamentos são responsáveis pela queda da letalidade policial em até 85%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.