Descrição de chapéu transição de governo

Garoto operado após pai desviar de ato antidemocrático deve passar por nova cirurgia

Menino que seguia para cirurgia oftalmológica e o pai ficaram presos por 3 horas em manifestação em Mato Grosso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cuiabá

Gabriel da Guia Boa Sorte, 9, que passou por uma cirurgia oftalmológica em Cuiabá após conseguir desviar dos bloqueios que ocorrem na BR-364, depois de três horas parado, precisará realizar outro procedimento no olho esquerdo para implante de uma lente intraocular.

A afirmação é de seu pai, o autônomo Eder Boa Sorte, 41, que viveu horas de tensão com a família, após ter sido impedido de levar o filho do município de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá) até a capital de Mato Grosso.

"A avaliação médica é que a cirurgia foi satisfatória. Não foi possível, porém, realizar o implante da lente, por ser um procedimento delicado. Agora ele ficará em observação e, após 30 dias, vamos agendar a nova cirurgia", disse.

Manifestantes barram pai com criança que precisava de cirurgia em MT - Reprodução

Nesta quarta (23), Gabriel permaneceu por quatro horas e 20 minutos no centro cirúrgico. Durante o procedimento, foi realizada a retirada do vítreo, que é um gel transparente que preenche o fundo do olho, bem como a drenagem do hematoma, ocasionado por um acidente na escola, em setembro.

Pai e filho permanecerão em Cuiabá até o garoto receber alta, o que dependerá de como será a sua recuperação.

A cirurgia só foi realizada após o autônomo acionar na Justiça a Secretaria Municipal da Saúde de Sorriso e a Defensoria Pública de Mato Grosso, já que os procedimentos não são oferecidos pelo SUS.

Questionado se precisará de outra decisão para conseguir realizar o novo procedimento, o pai de Gabriel disse não saber, mas afirma acreditar que terá o mesmo apoio e respaldo da Justiça.

Gabriel passou pelo seu segundo procedimento cirúrgico após um acidente em sala de aula. Um dos seus colegas arremessou um lápis como se fosse uma flecha e acabou acertando a lateral de seu olho.

Após o acidente, ele passou por uma cirurgia de reconstrução do olho no dia 27 de setembro. O pai, então, passou por uma batalha jurídica por um novo procedimento e conseguiu recentemente uma liminar favorável.

Gabriel da Guia Boa Sorte (de tampão) com a família, em retrato em outubro - Arquivo pessoal

O novo procedimento que Gabriel terá que realizar se chama facoemulsificação e implante de lente no olho esquerdo. De acordo com o que consta na página do Hospital dos Olhos de Piracicaba, o processo é utilizado em cirurgias de catarata.

Durante a cirurgia é utilizada uma caneta ultrassônica, introduzida no olho por uma pequena abertura de aproximadamente 2,5 mm. Depois, a lente intraocular é colocada.

Atualmente, a cirurgia é realizada com anestesia tópica (com colírio apenas) mais uma sedação anestésica leve para deixar o procedimento mais confortável para o paciente.

Gabriel estuda no 3º ano das séries iniciais e é descrito pelo pai como um garoto ativo, que adora andar de bicicleta, pescar e jogar futebol. "Ele é bem ativo, é meu parceiro de pesca", conta.

Flamenguista roxo como o pai, o garoto gosta de jogar futebol com os amigos e comemorou muito o título da Libertadores conquistado neste ano. "Ele sonha em ser um grande zagueiro de futebol", diz o pai, rindo.

Gabriel e o pai ficaram parados em um ato bloqueio na estrada na madrugada de terça (22). O vídeo da discussão viralizou, mostrando o desespero do autônomo e a frieza de um dos manifestantes, que segurava um facão em tom de ameaça.

Eles só conseguiram ultrapassar o ato antidemocrático após terem sido orientados por alguns dos manifestantes a passar por dentro de uma fazenda para conseguir seguir viagem.

Eleitor do presidente Jair Bolsonaro (PL), o autônomo diz que, mesmo após o episódio, apoia o presidente e as manifestações pelo país.

"Toda manifestação justa é direito de todos, desde que não impeça o direito de ir e vir. Não desaprovo, mas é preciso ser feito com respeito", afirmou.

Os atos antidemocráticos contra a derrota do presidente nas eleições ocorrem desde a noite do dia 30 de outubro no estado.

As rodovias de Mato Grosso voltaram a ser alvo de bloqueios e outros atos criminosos supostamente em represália à decisão do ministro Alexandre de Moraes de bloquear as contas de 43 suspeitos de envolvimento em manifestações antidemocráticas de bolsonaristas que não aceitam o resultado da eleição. Desde a sexta-feira (18), o estado registra uma escalada da violência na BR-163.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.