Descrição de chapéu Governo Lula

Lula diz que governa desde dezembro 'porque genocida se trancou em casa'

Presidente também se referiu a Bolsonaro como 'brutamonte' que tem 'desequilíbrio mental'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (12) que precisou começar a governar antes de tomar posse porque o "genocida depois que perdeu as eleições se trancou dentro de casa", em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O chefe do Executivo fez duras críticas a Bolsonaro e o chamou de "genocida", "brutamonte" e disse que seu adversário tem "desequilíbrio mental".

O presidente Lula durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira/Folhapress

"É a primeira vez na história do Brasil que um presidente começa a governar antes de tomar posse, é uma coisa inédita. Ou seja, eu não tinha nem tomado posse e 30 dias antes já estava governando esse país, discutindo PEC, porque o genocida depois que perdeu as eleições se trancou dentro de casa", afirmou.

O discurso vai na contramão do que Lula disse logo após vencer o pleito, quando pregou a pacificação com o eleitorado que votou em Bolsonaro.

Lula recebeu, pela primeira vez desde assumiu, jornalistas nesta manhã, incluindo um repórter da Folha. Ao final do encontro, apenas representantes de seis veículos escolhidos pela equipe da Presidência puderam perguntar: TV Globo, RedeTV!, CNN, SBT, Brasil 247 e Carta Capital.

No encontro, ele disse que a "única coisa que não queria era" que Bolsonaro passasse a faixa para ele.

O chefe do Executivo não fez referência a viagem de Bolsonaro, que deixou o país antes do final do mandato e foi para Orlando (EUA), a fim de evitar passar a faixa ao petista, em um sinal de desprezo ao rito democrático.

O ex-mandatário foi em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira), após fazer uma live de despedida e não mencionar a viagem. É praxe que o presidente que deixa o poder passe para o sucessor a faixa presidencial.

Lula também aproveitou a oportunidade para reclamar das condições do Palácio do Alvorada deixadas por Bolsonaro, que, segundo ele, retirou camas, colchões e sofás, o que impede que o novo casal presidencial se mude para o local.

Ele disse que não tem onde morar porque, além do Alvorada, o ex-ministro da Economia Paulo Guedes deixou a Granja do Torto "abandonada".

"Vocês sabem que nós estamos vivendo um momento sui generis neste país, e eu a [primeira-dama] Janja ainda não temos casa para morar", afirmou o presidente.

"Quando ele saiu em 20 de dezembro, eu e a Janja fomos lá fazer uma visita para ver se era possível a gente morar. O Torto precisa ser recuperado, parece uma coisa abandonada, apesar de o Guedes estar morando lá. Ou seja, tem coisa totalmente deteriorada", disse.

Em relação ao Alvorada, Lula disse que está "tudo desarrumado". "Não sei como é que fizeram, porque que fizeram, não sei se eram coisas particulares do casal, mas levaram tudo. Então a gente está fazendo uma reparação, porque aquilo é um patrimônio público, tem que ser cuidado", afirmou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.