Descrição de chapéu Governo Lula

Ipec: Lula é aprovado por 39% e reprovado por 26% após 3 meses

Segundo pesquisa, 54% apoiam maneira de governar do petista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pesquisa Ipec divulgada nesta terça-feira (11) aponta aprovação do governo Lula (PT) por 39% e reprovação por 26% dos brasileiros. Após três meses da gestão petista, outros 30% a consideram regular, e 6% afirmaram não saber ou não responderam à pergunta.

O Ipec ouviu 2.000 eleitores em 128 municípios dos dias 1º a 5 de abril, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em relação à pesquisa anterior, realizada em 19 de março, a aprovação de Lula oscilou negativamente dentro da margem de erro —antes, percentual era de 41%. Já a reprovação, que antes era de 24%, oscilou dois pontos para cima.

Os números são semelhantes aos aferidos na pesquisa Datafolha realizada entre os dias 29 e 30 de março, quando a administração Lula foi considerada boa ou ótima por 38%, enquanto 29% consideraram o governo ruim ou péssimo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em reunião ministerial dos 100 dias de governo, no Palácio do Planalto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em reunião ministerial dos 100 dias de governo, no Palácio do Planalto - Gabriela Biló - 10.abr.23/Folhapress

A avaliação positiva de Lula, segundo o Ipec, é mais expressiva entre os moradores da região Nordeste e entre os que possuem renda familiar de até um salário mínimo, com 55% e 53%, respectivamente. Entre os destaques de avaliação negativa estão os evangélicos e os moradores da região Sul, com 44% e 37%, nesta ordem.

O Ipec também registrou que 54% aprovam a forma como Lula governa, enquanto 37% desaprovam e 9% afirmaram não saber ou decidiram não responder.

Na pesquisa feita em março, o percentual dos satisfeitos com a maneira de administrar do presidente era de 57% —três pontos acima. Já o número dos que rejeitam era de 35%, oscilando dois pontos para cima.

Ainda segundo o instituto, 52% dos brasileiros dizem confiar no atual mandatário, enquanto 44% afirmaram não confiar.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.