Descrição de chapéu Governo Lula

Lula demite mais uma mulher, ignora diversidade e perde patamar recorde

Presidente agora terá um primeiro escalão do governo federal com 9 mulheres e 29 homens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Brasília

Para atrair mais partidos do centrão e engrossar a base do governo federal no Congresso, o presidente Lula (PT) demitiu nesta quarta-feira (6) um das mulheres do primeiro escalão na Esplanada.

Com a saída de Ana Moser do comando da pasta do Esporte, Lula terá agora um time com 29 homens e 9 mulheres (24% do total). Outra mulher, Daniela Carneiro, já havia sido demitida no começo de julho para abrir espaço à nomeação de Celso Sabino, da União Brasil, no Turismo.

O petista, que ensaia indicar um homem para a vaga de Rosa Weber no STF (Supremo Tribunal Federal), foi eleito com o discurso de fazer um governo que contemplasse a diversidade de gênero e raça do país.

Antes da Esplanada inicial de Lula, com 11 ministras (30%), a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) era a que mais tinha mulheres no seu primeiro escalão —simultâneas, foram 10 em 37 pastas (27%).

O presidente Lula (PT), em Brasília
O presidente Lula (PT), em Brasília - Ueslei Marcelino/Reuters

O número de Lula 3, mesmo com a demissão da ex-jogadora de vôlei e de Daniela Carneiro, representa um aumento expressivo em comparação com o seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL).

No primeiro escalão da reta final da gestão de Bolsonaro, havia apenas uma mulher ministra em meio ao total de 23 pastas: Cristiane Rodrigues Britto, à frente do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Bolsonaro não deu prioridade em sua administração para compor uma equipe diversa. Ele é adepto do discurso de que esse tipo de preocupação com representatividade é "mimimi".

Ministras no governo Lula

  • Esther Dweck (PT) – Ministério da Gestão e Inovação
  • Cida Gonçalves (PT) – Ministério das Mulheres
  • Nísia Trindade (sem partido) – Ministério da Saúde
  • Margareth Menezes (sem partido) – Ministério da Cultura
  • Anielle Franco (sem partido) – Ministério da Igualdade Racial
  • Simone Tebet (MDB) – Ministério do Planejamento
  • Luciana Santos (PC do B) – Ministério da Ciência e Tecnologia
  • Marina Silva (Rede) – Ministério do Meio Ambiente
  • Sonia Guajajara (PSOL) – Ministério dos Povos Originários

Situações semelhantes ocorreram nos demais governos do período democrático. José Sarney teve apenas uma mulher em seu governo: Dorothea Werneck no Ministério do Trabalho. Fernando Collor de Mello teve à frente da Economia Zélia Cardoso de Mello.

Embora com um mandato curto após o impeachment de Collor, Itamar Franco nomeou duas mulheres: Margarida Coimbra do Nascimento para Transportes e a gaúcha Yeda Crusius na pasta do Planejamento.

Fernando Henrique Cardoso teve em seus dois mandatos Cláudia Costin —que integrou a equipe de transição de Lula— no Ministério da Administração e Reforma do Estado. Ele também escalou Dorothea Werneck para a pasta da Indústria e Comércio.

Ao assumir o Planalto após o impeachment de Dilma, o ex-presidente Michel Temer começou sua gestão sem mulheres no comando de ministérios, sendo duramente criticado por isso. Ele chegou a ter o Ministério dos Direitos Humanos dirigido por Luislinda Valois, mas terminou seu governo apenas com Grace Mendonça na Advocacia-Geral da União.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.