Descrição de chapéu Eleições 2024

Conheça potenciais candidatos para prefeituras de capitais em 2024 após fim da janela partidária

Representantes serão eleitos em outubro deste ano para mandato até 2028

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Neste ano, em 6 de outubro, eleitores brasileiros vão se encontrar com as urnas para escolher os prefeitos e vereadores de todos os municípios do país que cumprirão mandato até 2028.

Após uma eleição nacional marcada pela polarização, a tendência é a de nacionalização das candidaturas, que terão disputas entre partidos da base de Lula (PT) e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As prefeituras costumam ser termômetro e palanque para o pleito nacional seguinte —neste caso, o de 2026.

O encerramento da janela partidária, em 6 de abril, embaralhou o cenário nas principais capitais, apontando para possíveis embates diretos entre PT e PL em até 12 capitais.

Urna eletrônica, utilizada para cômputo dos votos para as eleições brasileiras desde 1996
Urna eletrônica, utilizada para cômputo dos votos para as eleições brasileiras desde 1996 - Rivaldo Gomes - 21.set.22/Folhapress

Ao menos 22 pré-candidatos trocaram de partido, incluindo quatro prefeitos que vão concorrer à reeleição: Rogério Cruz (Solidariedade), de Goiânia, Dr. Pessoa (PRD), de Teresina, Tião Bocalom (PL), de Rio Branco, e Dr. Furlan (MDB), de Macapá.

Veja quais são os pré-candidatos de cada capital para a eleição municipal:

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.