Descrição de chapéu Governo Lula

Lula encontra Roger Waters em retomada de agenda no Planalto após quase 1 mês

Presidente voltou a trabalhar no Planalto nesta segunda depois de recuperação de cirurgias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Lula (PT) retomou nesta segunda-feira (23) os despachos presenciais no Palácio do Planalto, após um período de recuperação de cirurgias no quadril e nas pálpebras.

O petista recebeu o ministro Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) e o músico britânico Roger Waters, ex-Pink Floyd.

O músico Roger Waters, Lula e a primeira-dama Janja, em Brasília, nesta segunda-feira (23) - Claudio Reis/Agência Enquadrar/Folhapress

Em suas redes sociais, Lula lembrou que o músico tentou visitá-lo em Curitiba, quando o atual presidente estava preso na unidade da Polícia Federal.

"Há cinco anos, @rogerwaters tentou me visitar em Curitiba e foi impedido. Hoje, quando ele retorna ao Brasil, nos encontramos no gabinete da Presidência no Palácio do Planalto. #WishYouWereHere", escreveu o presidente, fazendo referência a canção do Pink Floyd.

O músico fará uma série de apresentações no Brasil a partir desta terça (24), em Brasília.

Também participaram do encontro o músico do Titãs Paulo Miklos e a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja. Segundo nota da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), o presidente e Roger Waters conversaram sobre política e música.

O mandatário teria ressaltado "a importância de um artista tão famoso e importante não parar de ter consciência e se expressar politicamente".

Lula voltou a trabalhar no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (23), após um período de recuperação das cirurgias a que foi submetido no dia 29 de setembro. O presidente passou duas semanas sem receber visitas presenciais, mas seguiu despachando virtualmente com ministros e assessores.

Na sequência, começou a receber seus auxiliares. Sua primeira aparição pública aconteceu na sexta-feira (20), quando participou através de videoconferência da cerimônia pelos 20 anos do programa Bolsa Família.

Apesar de retomar o trabalho presencial, o presidente não deve realizar viagens no Brasil e internacionais, nas próximas semanas. A primeira viagem deve ser para a COP 28, nos Emirados Árabes Unidos.

Nesta segunda-feira de manhã, o presidente participou de maneira virtual de um outro evento, quando reforçou que não vai viajar pelas próximas semanas.

"Quero dizer para vocês que estou de volta. Eu fiz a cirurgia, ela completou 21 dias, para eu ficar totalmente bom e poder viajar de avião. Vou ter que esperar de seis a oito semanas, mas eu estou bom. Hoje eu já vou à tarde ao Palácio do Planalto dizer: estou de volta para fazer aquilo que prometi para vocês", afirmou.

Além do encontro com Roger Waters, Lula também teve um despacho com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Discutiram as propostas para mudar as regras do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e para regulamentar as atividades por aplicativos, tanto de transporte como de entrega.

"[Lula] está muito bem, andando sozinho. Cheguei, [ele] estava sentado, levantou para me cumprimentar", afirmou o ministro.

Marinho também disse que Lula já não sente as dores na região do quadril, que o assolavam. "Existe só o resquício de dor da cirurgia em si, do corte, que com o tempo resolverá", afirmou. Marinho ainda descreveu que o presidente fez cinco minutos de esteira antes de ir ao Planalto e que ele apenas manca levemente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.