Deltan fica sem evento e fala em censura; universidade diz que não havia autorização

Grupo ligado a político do Novo havia anunciado palestra de ex-procurador nesta sexta na UFPR em Curitiba

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

O ex-procurador da República e ex-deputado federal Deltan Dallagnol disse nesta sexta-feira (17) que foi censurado pela direção da UFPR (Universidade Federal do Paraná) ao não conseguir realizar uma palestra no Salão Nobre da Faculdade de Direito, em Curitiba.

Já a instituição diz que o evento intitulado "Voz e Vez: A Liberdade de Expressão e Processo Penal" foi divulgado mesmo antes da autorização formal do Setor de Ciências Jurídicas para uso do espaço.

O DCE (Diretório Central dos Estudantes) da UFPR, que articulava um ato de protesto contra Deltan no momento da chegada dele ao local, comemorou a não realização do evento em uma rede social.

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o ex-procurador da Lava Jato diz que há uma tentativa de "calar a direita". "A turminha da esquerda, que diz defender a democracia, a pluralidade, a diversidade, executam a intolerância, o desrespeito e a censura. A universidade é pública, não é da esquerda nem da direita. É de todos", disse ele.

0
O ex-procurador Deltan Dallagnol, ao se filiar ao partido Novo, em setembro - Marco Torelli - 30.set.23/Divulgação

Segundo o diretório dos estudantes, foi "uma vitória do movimento estudantil e todo o campo progressista, democrático e popular" da instituição. "Aqueles que diariamente atacam as instituições públicas de ensino amam utilizá-las de palanque político para espalhamento do ódio."

O evento com Deltan era organizado pelo Geld (Grupo de Estudos Liberdade e Dignidade), que tem entre seus fundadores o advogado e empresário Rodrigo Marcial, suplente de vereador em Curitiba pelo partido Novo.

O ex-coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato no Ministério Público Federal migrou para o Novo no final de setembro, meses após ter seu mandato na Câmara dos Deputados cassado por decisão da Justiça Eleitoral.

Segundo Marcial, o evento começou a ser divulgado há quase uma semana, quando já tinha uma "pré-reserva" do Salão Nobre. Ele afirma que outros eventos do Geld já foram realizados na faculdade sem dificuldade.

Em nota à reportagem, a UFPR afirma que o Setor de Ciências Jurídicas "não recebeu a confirmação por um docente da Faculdade que o mesmo se responsabilizaria pelo evento e que acompanharia o desenvolvimento do mesmo".

Marcial sustenta que havia o nome de uma docente da UFPR no formulário encaminhado ao setor e entende que obstáculos burocráticos inéditos foram criados depois que a instituição soube quem seria o palestrante.

O advogado disse que entrou com um mandado de segurança na tentativa de manter a realização do evento, marcado para 19h15 desta sexta.

Marcial era estudante de direito na UFPR em 2013, quando o Geld foi fundado. O objetivo, segundo ele, era criar um ambiente onde "a gente pudesse abordar tópicos que não fossem somente aqueles que a gente considera de hegemonia da esquerda". "Nasceu com a vocação de estudar autores conservadores e trazer o debate para dentro da universidade pública", afirma.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.