Descrição de chapéu Datafolha Governo Lula

Datafolha: 58% acham que Lula fez menos do que se esperava até agora

Para 56% dos ouvidos, vida continua a mesma depois que petista voltou à Presidência da República

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Para 58% dos eleitores ouvidos pelo Datafolha em nova pesquisa sobre o governo Lula (PT), o presidente fez menos do que poderia à frente do Palácio do Planalto pela terceira vez. Já 24% acham que ele entregou o prometido, e 15%, que superou as expectativas.

Os dados foram colhidos em 2.002 entrevistas nesta terça (19) e quarta-feira (20), com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos. Eles se assemelham aos aferidos em dezembro pelo instituto, e isso não constitui boa notícia para Lula.

Lula participa de cerimônia de lançamento de plano para jovens negros, em Ceilândia (DF)
Lula participa de cerimônia de lançamento de plano para jovens negros, em Ceilândia (DF) - Gabriela Biló/Folhapress

Aos três meses de mandato, achavam que o presidente estava fazendo menos do que poderia 51%. O índice se manteve estável em 53% na pesquisa seguinte, de seis meses, e chegou ao nível atual com os 57% de dezembro.

O governo até aqui tem sido marcado por uma profunda dedicação à disputa política com o bolsonarismo. As agruras judiciais do antecessor de Lula, Jair Bolsonaro (PL), e as revelações sobre a trama urdida a seu redor para uma tentativa de golpe a fim de permanecer no poder ocupam boa parte da energia do governo.

Entre políticos, há duas leituras: isso acaba sufocando eventuais boas notícias, como as que vêm da economia, mas também têm o condão de manter a parte mais ativa do eleitorado energizada. A primeira visão parece se cristalizar com o questionamento acerca do desempenho de Lula.

Na pesquisa geral, ele viu as curvas de aprovação e reprovação se aproximarem, num empate técnico pela primeira vez. Ainda goza de avaliação aceitável (35% de ótimo e bom), mas os sinais de cansaço popular se avolumam.

A sensação de marasmo também é vista quando o Datafolha questiona aos eleitores se sua vida pessoal melhorou ou não sob Lula-3, algo que não havia sido feito ainda neste mandato. A resposta: ficou igual para 56%, melhor para 25% e pior, para 20%.

Em relação à capacidade de entrega do presidente, são mais insatisfeitos os evangélicos, com 67% do grupo achando que Lula fez menos do que poderia. Concordam com isso 67% daqueles entre 35 e 44 anos, 64% dos com ensino médio, 65% de quem ganha entre 2 e 5 mínimos e 66% dos mais instruídos.

Já acham que o petista fez mais que o esperado 22% daqueles com 60 anos ou mais e 24% dos eleitores com ensino fundamental.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.