Descrição de chapéu Governo Lula

Lula dá recado a Musk e diz que bilionário que faz foguete precisa usar dinheiro para preservar floresta

'Ele vai ter que aprender a viver aqui', diz presidente em referência a dono do X

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Lula (PT) disse nesta terça-feira (9) que bilionários do mundo precisam aprender a preservar a floresta, fazendo uma referência a Elon Musk, dono do X (antigo Twitter) que nos últimos dias vem fazendo ataques ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e ao atual governo.

"Hoje temos gente que não acredita que o desmatamento, as queimadas, prejudicam o planeta Terra, e muita gente não leva a sério o que significa manutenção das florestas, da vida no planeta e que não tem para onde fugir. Tem até bilionário tentando fazer foguete, viagem, para ver se encontra lugar lá fora", afirmou.

"Ele [bilionário] vai ter que aprender a viver aqui, utilizar o muito do dinheiro que ele tem para ajudar a preservar isso aqui, melhorar a vida das pessoas", completou, sem citar nominalmente Musk.

O presidente Lula e a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) durante o lançamento do Programa União com Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais na Amazônia - Gabriela Biló/Folhapress

A declaração foi dada durante cerimônia do lançamento do Programa União com Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais na Amazônia.

Em rede social, logo depois, Lula reforçou o mesmo discurso, com recados a Musk.

Além de dono do X e da fabricante de veículos elétricos Tesla, Musk também é fundador da Space X, que desenvolveu avanços tecnológicos como a capacidade do foguete Falcon 9 de retornar ao solo e planos de enviar os primeiros humanos a Marte.

Na segunda (8), Musk subiu o tom dos ataques e chamou Moraes de ditador. "Como @alexandre se tornou o ditador do Brasil? Ele tem Lula em uma coleira", escreveu o empresário, na rede social, junto com um emoji de risada.

Também disse que Moraes tirou "Lula da prisão" e influenciou na eleição, ecoando discurso de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e que por isso o atual mandatário não se opõe ao magistrado.

Ele foi incluído no domingo (7) como investigado no inquérito das milícias digitais por ordem de Moraes, após uma série de declarações relacionadas ao Brasil. O empresário chegou a dizer que estava derrubando restrições de sua rede impostas por decisões judiciais, além de defender que Moraes deveria renunciar ou sofrer impeachment.

Lula, até o momento, não respondeu nem fez menção direta aos ataques do empresário. Mas integrantes do seu governo e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, criticaram Musk.

Janja, que já foi alvo de invasão na sua conta do X, chamou a liberação de contas bloqueadas judicialmente como ação contra a democracia.

"Volto a repetir que esse tipo de ação do X, além de ser uma ação coordenada contra a democracia, também é uma ação que visa lucro e o mundo civilizado não pode ficar de joelhos frente a essa articulação da extrema-direita, que tenta corroer nossa sociedade", disse Janja, na rede social.

A primeira-dama disse ainda que as publicações de Musk atacam a soberania brasileira e desrespeitam decisão judicial. "Esses perfis são utilizados para disseminar fake news, ódio e misoginia, e também para sustentar a tentativa de golpe do 8 de janeiro de 2023."

Na mesma linha, o ministro Paulo Pimenta (Secom) disse que o Brasil "não é a selva da impunidade e nossa soberania não será tutelada pelo poder das plataformas de internet e do modelo de negócio das big techs".

Também disse que "não vamos permitir que ninguém, independente do dinheiro e do poder que tenha afronte nossa Pátria".

Também no evento desta terça, Lula cobrou que países ricos ajudem a financiar o combate ao desmatamento e a preservação da Amazônia.

"Precisamos o mundo rico que se industrializou muito antes de nós e não tinha a consciência de preservação que não tem hoje, tem que pagar pelo que fizeram no passado, tem uma divida com planeta terra", disse.

"Tem que ajudar a financiar para que a gente possa dar aos prefeitos, às pessoas que moram [nesses lugares que desmatam] a certeza de que vai valer a pena preservar, ter uma agricultura sustentável, só plantar onde é possível plantar, sem destruir uma nascente, um rio. Ele tem que entender que vai valer a pena [preservar], não pode ser só discurso," completou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.