Descrição de chapéu jornalismo Congresso Nacional

Folha é jornal mais lido no Congresso, diz pesquisa; Mônica Bergamo lidera entre colunistas

Levantamento foi realizado pelo IPRI (Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha é o jornal mais lido no Congresso, segundo levantamento sobre os hábitos de consumo de mídia dos parlamentares. Já a colunista mais acompanhada pelos políticos tanto da Câmara Federal quanto do Senado é Mônica Bergamo, da Folha.

O levantamento, feito pelo IPRI (Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem), braço de pesquisa de opinião da FSB Holding, é fruto de entrevista com 187 deputados e 23 senadores de 17 de outubro e 22 de novembro de 2023.

A quantidade dos parlamentares de cada partido que participou da pesquisa leva em consideração sua representação no Congresso.

Redação da Folha de S.Paulo, no centro da capital paulista
Redação da Folha de S.Paulo, no centro da capital paulista - Eduardo Knapp/Eduardo Knapp - 9.abr.20/Folhapress

Segundo o levantamento, a Folha aparece em primeiro lugar quando os entrevistados foram questionados se costumam ou não ler cada jornal, ao se levar em consideração os veículos de circulação nacional. Nesse caso, 64% dos respondentes leem a Folha, que é seguida pelo jornal O Globo, com 63%.

Já os jornais locais das bases eleitorais dos parlamentares são lidos por 72%, quando agrupados.

O índice de leitura dos jornais foi medido a partir de pergunta estimulada sobre se os entrevistados costumavam ou não consumir notícias dos jornais elencados, independentemente da plataforma de utilização.

Segundo a amostra, 24% dos parlamentares consomem todos os jornais (publicações locais, Folha, O Globo, Valor Econômico, O Estado de S. Paulo e Correio Braziliense), 22% de três ou quatro jornais, 20% consomem de um ou dois jornais, 19% cinco jornais e 15% dos parlamentares não consomem notícias de nenhum jornal.

Nas menções espontâneas, a Folha aparece em segundo lugar entre os jornais preferidos pelo Congresso, com 35%, ante 40% do Globo. Isolada, a Câmara dos Deputados prefere ler a Folha (34%), seguida por O Globo (33%). A situação se inverte no Senado: naquela Casa, a Folha tem 41% de citações espontâneas e O Globo, 97%.

O levantamento dos jornais preferidos foi feito a partir de citações espontâneas, independentemente da forma de leitura ser papel, online ou outras e permitiu resposta múltipla de até três opções.

Já entre os colunistas, Mônica Bergamo, jornalista da Folha, aparece em primeiro lugar entre os mais acompanhados pelo Congresso. Ela tem 43% e é seguida por Gerson Camarotti, da GloboNews, com 41%.

A pesquisa revelou ainda que o Congresso nunca foi tão digital na hora de consumir notícias, com quase dois terços dos parlamentares usando a internet (redes sociais, sites e portais de notícias e aplicativos de mensagens).

"Se o fluxo de informação mudou radicalmente, os veículos tradicionais continuam com espaço relevante. Quando o parlamentar fica sabendo de um novo acontecimento, é para os sites e portais que ele corre para se atualizar", afirma o levantamento.

O movimento acontece com 52% dos parlamentares, que procuram tais veículos de forma primária.

Ao mesmo tempo, ao menos 85% dos parlamentares têm o costume de ler ao menos um jornal, na versão digital ou impressa.

O perfil da amostra é 87% masculino e 13% feminino. A faixa etária predominante é acima de 60 anos (29%), branca (69%) e com ensino superior completo (80%).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.