Desde eleições de 2000, 3.557 municípios brasileiros não tiveram nenhuma prefeita eleita. Em 28 cidades, não houve uma vereadora escolhida pelo voto direto e, em 24 delas, nem prefeitas nem vereadoras. A análise é da Folha com base em dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
A baixa representação é mais acentuada em cidades com mais de 100 mil habitantes: 71% não elegeram prefeitas. Nas cidades com população inferior a 100 mil, o percentual é de 63%.
A lacuna de representatividade observada de 2000 a 2020 considerou candidatas eleitas tanto em pleitos ordinários quanto suplementares –realizados em caso de indeferimento de registro, cassação do diploma ou perda do mandato do candidato eleito.
A análise da Folha foi feita a partir de dados de candidaturas de 5.568 cidades disponibilizados pelo TSE e que passam por atualizações dos Tribunais Regionais Eleitorais. Os registros foram coletados em julho, e a análise considerou apenas as candidaturas válidas –categorizadas como aptas, deferidas ou sub judice– e que chegaram às urnas.
Veja no gráfico interativo abaixo se seu município elegeu chefes do Executivo ou vereadoras nas últimas duas décadas:
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.