Considere contratar seguro antes de organizar sua festa junina

Conheça modalidades bem específicas oferecidas pelas empresas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Danae Stephan
São Paulo

O mercado de seguros está em expansão no Brasil há pelo menos 15 anos, segundo o administrador de empresas Bruno Kelly, professor da Escola Nacional de Seguros.

Mesmo na crise, o setor tem mantido um crescimento na casa dos 20% ao ano – 14% na média, na última década.

Para acompanhar a demanda, as seguradoras oferecem opções cada vez mais específicas, algumas personalizadas. 

Um exemplo foi o seguro contratado pela Aeronáutica para o astronauta brasileiro Marcos Pontes, em 2006. 

Como não havia expertise para esse tipo de seguro, a BB Seguradora e o IRB Brasil RE precisaram consultar uma empresa russa antes de definir condições e valores do contrato. Fecharam em R$ 2,5 milhões no caso de 100% de invalidez ou morte.

Show de fogos de artifício em Haia, na Holanda
Há um seguro específico para danos por fogos de artifício; veja outras modalidades - Divulgação

Casos menos específicos, mas muito corriqueiros, também ganharam um seguro para chamar de seu: danos por fogos de artifício, erros cometidos por profissionais liberais e proteção contra arrastão em bares e restaurantes são algumas das novidades que surgiram nos últimos anos.

Confira a seguir alguns dos tipos mais inusitados à disposição no Brasil:

Contra arrastão

A onda de assaltos a bares e restaurantes levou empresas como a Porto Seguro a criar uma cobertura extra, que indenizasse também os clientes. “É possível contratar até 400 mil em prejuízos”, diz Marcelo Santana, gerente de ramos elementares da Porto Seguro.

Seguro de satélites

Quatro satélites em órbita atualmente contam com seguro do grupo BB  Mapfre, lançado em 2014 e contratado pela  indústria aeroespacial. A cobertura inclui perda do aparelho ou interrupção de sinais. Em 2015, foram cobertos também dois lançamentos. 

Danos por fogos de artifício

Os seguros de festas e casamentos já fazem parte das carteiras de companhias como AIG e Mapfre. Cobrem imprevistos, como condições climáticas desfavoráveis, cancelamento de contratos e fornecedores e problemas de transporte. A Porto Seguro foi além, e lançou uma cobertura para danos causados por fogos de artifício. O valor total desse tipo de seguro varia de 1% a 6% do valor do evento, dependendo da cobertura.

Hole-in-one

No golfe, quando um jogador acerta o buraco em uma só tacada, a tradição diz que ele deve pagar o happy hour para todos os associados do clube.

Apesar de ser uma ocorrência muito rara, esse seguro não é dos mais difíceis de encontrar. Trata-se de uma cobertura adicional incluída em seguro residencial ou de responsabilidade civil familiar. Sompo e Allianz cobrem o tal happy hour, com prêmios na faixa dos R$ 5 mil.

Barbeiragens profissionais

O seguro de responsabilidade civil profissional, oferecido pela AIG e pela Zurich, cobre erros na prestação de serviços de profissionais liberais, como engenheiros, arquitetos, advogados, publicitários e contadores.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.