Descrição de chapéu Seminário Coração Fraco

Folha realiza primeiro seminário sobre insuficiência cardíaca; veja a programação

Evento acontece no dia 25 de março em São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Folha promove, no dia 25 de março (segunda-feira), o 1º Seminário Coração Fraco para discutir o cenário da insuficiência cardíaca no Brasil.

A doença, que acontece quando o coração não consegue bombear sangue adequadamente para o resto do corpo, é mais letal do que alguns tipos de câncer e, ainda assim, é pouco conhecida pela população em geral. 

No Brasil, 62% das pessoas nem sequer sabem que ela existe, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos a pedido da farmacêutica Novartis.

Em 2014, quando o SUS (Sistema Único de Saúde) registrava cerca de 300 mil internações anuais por causa da doença, um estudo indicou que quase 50% dos pacientes voltavam a ser hospitalizados em até seis meses após a alta, sendo que 40% desses casos seriam evitáveis.

Diante disso, o primeiro painel do evento reunirá especialistas para fazer um panorama da insuficiência cardíaca no país, explorando questões como a falta de conhecimento e o impacto econômico provocado por ela.

As formas de diagnóstico e os tratamentos disponíveis nas redes públicas e particular serão tema da segunda mesa de debates.

 
No último painel, médicos e pesquisadores discutirão as perspectivas para o tratamento e controle da doença, tendo em vista as possibilidades e desafios que aparecem com as novas pesquisas e tecnologias.
 
O evento, que tem patrocínio da Novartis e apoio da Rebric (Rede Brasileira de Insuficiência Cardíaca) e do Instituto Lado a Lado Pela Vida, acontece a partir das 8h30 no auditório da Folha, em São Paulo (al. Barão de Limeira, 425, 9º andar - Campos Elíseos).

As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site Folha Eventos. Confira a programação abaixo.

SEMINÁRIO CORAÇÃO FRACO

Dia 25 de março (segunda-feira)

CREDENCIAMENTO E WELCOME COFFEE

HORÁRIO: 8h30 às 9h30


MESA 1: Panorama da insuficiência cardíaca

HORÁRIO: 9h30 às 10h30

PARTICIPANTES: João Manoel de Almeida Pedrosodiretor do Instituto Nacional de Cardiologia; Manoel Canesinpresidente da Rede Brasileira de Insuficiência Cardíaca; Marlene Oliveira, fundadora e presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida


MESA 2: Tratamentos

HORÁRIO: 10h30 às 11h30

PARTICIPANTES: Sabrina Bernardez Pereira, coordenadora dos Protocolos Assistenciais Gerenciados e do Escritório de Valor do Hospital do Coração (HCor); Marcelo Westerlund Montera, coordenador do Centro de Insuficiência Cardíaca do Hospital Pró-Cardíaco; Salvador Rassi, presidente do Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia


COFFEE BREAK

HORÁRIO: 11h30 às 12h10


MESA 3: Perspectivas

HORÁRIO: 12h10 às 13h10

PARTICIPANTES: Amanda Gonzales, médica cardiologista da Unidade de Reabilitação Cardíaca do Instituto do Coração e Unidade de Cardiologia do Exercício do Hospital Sírio Libanês; Fernando Bacal, diretor da Unidade Clínica de Transplante Cardíaco do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Susana ​Basilio, enfermeira coordenadora da Cardiologia Clínica e Cirurgia Cardíaca do Hospital São Paulo (Unifesp)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.