Descrição de chapéu Câncer de Mama câncer

Folha promove seminário sobre câncer de mama

Evento ao vivo debate incidência e dificuldades de acesso ao diagnóstico precoce da doença

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha promove na próxima terça-feira (4), das 15h às 16h15, um seminário sobre câncer de mama para discutir a incidência, as novas tecnologias disponíveis para diagnóstico e as dificuldades de acesso à identificação precoce da doença. O público poderá acompanhar a transmissão do evento ao vivo nesta página.

O câncer de mama se consolidou como a forma mais comum de tumor no mundo no ano passado, após ultrapassar a incidência do câncer de pulmão, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). O número de mamografias de rastreamento e de diagnóstico feitas no SUS (Sistema Único de Saúde), no entanto, caiu e não retornou ao patamar pré-pandemia.

Em 2019, foram feitas cerca 4,2 milhões de mamografias no total, volume que caiu para 2,5 milhões em 2020 e atingiu 3,5 milhões em 2021, segundo o Radar do Câncer, iniciativa do Instituto Oncoguia que reuniu dados do Sistema de Informações Ambulatoriais de Saúde do SUS neste caso.

Imagem mostra sala com mamógrafo em um caminhão de ação promovida por ONG
Mamógrafo na sala de um caminhão estacionado na frente da sede do G10 Favelas, em Paraisópolis, durante ação proposta pela ONG Américas Amigas - Rubens Cavallari - 29.out.2021/Folhapress

Além da mamografia, avanços na área da oncologia genética podem contribuir para a descoberta precoce da doença, por meio de exames de sangue que identificam mutações genéticas nos casos hereditários e de testes que ajudam a verificar a probabilidade de recidiva para determinar a realização de quimioterapia após a cirurgia.

A população, no entanto, não tem acesso a recursos suficientes para o diagnóstico precoce. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), com base em dados do CNES (Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde), o Brasil conta com 6.642 mamógrafos em 2.932 estabelecimentos do SUS, dos quais 6.377 estão em uso. Destes, cerca de 59,3% (3.780) se concentram nas regiões sul e sudeste do país.

O seminário será mediado pela jornalista Carol Marcelino e tem patrocínio da Dasa Oncologia. O público poderá participar enviando perguntas e comentários por WhatsApp, no número (11) 99648-3478.


Seminário Câncer de Mama

Data e horário: 4 de outubro (terça-feira), das 15h às 16h15

Palestrantes: Ana Paula Refinetti, professora adjunta no Departamento de Cirurgia Oncológica da Mama da Universidade do Texas - MD Anderson Cancer Center; Bruna Zucchetti, oncologista especialista em câncer de mama do Hospital Nove de Julho; Gabriella Antici, fundadora e presidente do Instituto Protea

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.