Paul Allen, cofundador da Microsoft, morre aos 65 anos

Executivo fundou a Microsoft com Bill Gates em 1975; ele sofria de linfoma não-Hodgkin

São Paulo

O cofundador da Microsoft Paul Allen morreu nesta segunda-feira (15), aos 65 anos, informou a Vulcan, sua companhia de investimento. Ele sofria de linfoma não-Hodgkin, um tipo de câncer nos gânglios.

"É com profunda tristeza que anunciamos a morte de nosso fundador Paul G. Allen, cofundador da Microsoft e notável tecnólogo, filantropo, construtor comunitário, conservacionista, músico e defensor das artes", disse a empresa.

0
Paul Allen (à esq.) e Bill Gates (à dir.) assistem jogo da NFL, em janeiro de 2004 - Xinhua/Barry Sweet/Zumapressa/Folhapress
 

Allen morreu em Seattle. Há duas semanas, ele disse que pretendia lutar contra a doença "agressivamente", enquanto continuava a trabalhar em seus projetos e equipes esportivas. 

Allen presidia duas equipes profissionais, o Seattle Seahawks, da NFL, e o Portland Trail Blazers, da NBA.

"Meu irmão era um indivíduo notável em todos os níveis", disse Jody Allen, irmã do técnologo, em  comunicado. 

O executivo fundou a Microsoft com Bill Gates em 1975 e saiu em 1983, quando foi diagnosticado com o câncer pela primeira vez.

O nome Microsoft é a união de microcomputadores e software –na época, os computadores pessoais eram chamados assim porque era preciso diferenciá-los das máquinas grandes vigentes até então.

Satya Nadella, atual presidente da Microsoft, lamentou a morte de Allen, afirmando que suas contribuições “para a empresa, para a indústria e para nossa comunidade são indispensáveis”.

“De seu modo quieto e persistente, ele criou produtos, experiências e instituições mágicas. Com isso, ele mudou o mundo. Eu aprendi muito com ele”, escreveu. 
 

Com agências internacionais

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.