Fora do Facebook, usuários têm seus aniversários esquecidos por amigos

Internautas que deixam a rede social, no entanto, podem exportar calendário de eventos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Joana Stern
Nova York | The Wall Street Journal

Michael Haber estava na casa de sua prima Jasmine havia quase duas horas, papeando e brincando com os filhos dela, quando a anfitriã serviu um bolo de chocolate recheado de creme. 

“Qual é a ocasião?”, perguntou Haber, que é webdesigner e vive em Beirute, Líbano. Jasmine explicou que o bolo era para ela —para seu aniversário.

“Foi bem desconfortável. Mas como eu poderia saber?”, disse Haber. “Parei de usar o Facebook”, explica.

Em meio a uma série de escândalos de privacidade, violações de segurança com dados pessoais e difusão de desinformação na plataforma, muitos usuários do Facebook optaram por deixar a rede social. 

Nos 12 meses encerrados em junho, 26% dos usuários americanos do aplicativo o apagaram de seus celulares e 42% deles fizeram pausas de semanas ou meses de duração em seu uso, de acordo com relatório do Pew Research Center em 2018.

Nos dois últimos trimestres, o Facebook reportou crescimento em seu número de usuários na Ásia e em outras partes do mundo, mas nos Estados Unidos e no Canadá a companhia enfrenta estagnação. Na Europa, o número de usuários ativos registra forte queda. 

O resultado? Muitos aniversários esquecidos. Desde os dias iniciais do serviço, o Facebook apresenta lembretes diários sobre aniversários de amigos, encorajando usuários a cumprimentá-los usando a rede social. 

O recurso se tornou o calendário de aniversários oficial da internet. Em seu apogeu, uma pessoa podia receber centenas de mensagens de aniversário, a maioria das quais altamente originais, por exemplo “Feliz Aniversário!”.

O pessoal que desistiu do Facebook agora conhece o som do silêncio, bem como seus familiares.

Kaveri Chandrashekar, 30, redatora em Mumbai, estima que no passado recebesse em média 75 mensagens de parabéns no Facebook. Ela desativou sua conta em junho de 2017, por preocupações relativas à privacidade. 

No seu mais recente aniversário, recebeu algumas poucas mensagens de parabéns, via SMS ou telefonema. Muitas chegaram de noite, porque amigos e parentes só lembraram no final do dia.

Kaveri se viu em uma situação “Gatinhas e Gatões” (no filme emblemático da década de 1980, o aniversário da protagonista é esquecido por todo o mundo em sua família).

Às 20h, ela ainda não tinha recebido mensagens de sua avó, de 86 anos, e resolveu telefonar para saber se estava tudo certo.

Quando disse à avó que estava completando 30 anos, ela rebateu: “Por que o Facebook não me lembrou disso?”.

Kaveri tampouco recebe lembretes do Facebook sobre aniversários alheios. “Esqueci muitos aniversários de amigos”, ela disse.

Em 2017, o Facebook informou que mais de 45 milhões de pessoas cumprimentavam amigos por seus aniversários usando a rede social, a cada dia. A empresa afirma que não tem estatística atualizada sobre isso.

Preparo

Houve quem se preparasse, antes de abandonar a rede social de Mark Zuckerberg.

Antes de remover o app do Facebook de seu celular, Emma Gannon, 29, apresentadora de podcasts que vive em Londres, decidiu usar um caderno de 80 páginas. 

Passou duas horas com a página de aniversários do Facebook aberta e copiou 75 nomes e datas de aniversário. Ela criou um livro real de recordações sobre os amigos.

“Tenho certeza de que o ato de escrever os nomes significa que os dados vão ficar gravados em meu cérebro”, disse. No começo de cada mês, ela olha o caderno e envia cartões de aniversário em papel aos amigos, pelo correio.

Madison Miller, 23, fez algo parecido. Depois de anotar em um caderno cerca de 20 aniversários de amigos que encontrou no Facebook, os imprimiu em um calendário personalizado para 2019.

Madison decidiu anotar apenas os nomes das pessoas mais importantes.

“Sempre me pareceu estranho que todas aquelas pessoas estranhas me desejassem feliz aniversário no Facebook. Eu não falo com nenhuma delas nos outros 364 dias do ano.”

Chris Braithwaite, 51, que continua a usar a rede social, recorre às notificações de aniversário do Facebook para editar sua lista de amigos na rede social. 

“Se for dia de seu aniversário, faço uma de duas coisas no Facebook: ou você receberá uma mensagem de aniversário ou vou exclui-lo.”

Em novembro, depois que começou a se irritar com a publicidade incessante, Paul Tildsey, 35, que trabalha com marketing digital em Chester, Inglaterra, decidiu baixar os dados de aniversários de sua conta e abandonar a rede.

“Só usava o Facebook pelos aniversários”, disse.

CALENDÁRIO

Depois de alguns tuítes para obter ajuda, Tildsey descobriu como exportar seu arquivo de calendário do Facebook, e subiu os dados para suas agendas Apple e Google.

A opção só está disponível no site do Facebook, e para computadores Windows ou Mac. Não é fácil localizá-la. 

Na seção eventos, procure a área que diz “adicionar eventos ao Microsoft Outlook, Google Calendar ou Apple Calendar”, clique em aniversários e o arquivo do calendário será exportado de 
modo automático.

Katherine Klingseis, 27, já tinha desativado sua conta no Facebook quando percebeu não ter anotado o aniversário de sua melhor amiga. Ela não quis perguntar a data à amiga, a quem conhece há 15 anos. Também não gostou da ideia de reativar sua conta na rede social.

Decidiu recorrer a arquivos públicos. Fez uma busca no banco de dados da Justiça do Iowa, em busca de multas por excesso de velocidade ou estacionamento em zona proibida, mas não teve sucesso. 

Por fim, Katherine, que mora em Iowa, pediu a uma amiga comum que ainda tinha Facebook que verificasse a data e recebeu a informação cinco horas antes do aniversário da amiga. Relacionamento salvo —pelo Facebook.

John Allison, humorista, artista e escritor britânico, não se preocupa tanto assim com ofender as pessoas queridas. 

“Da mesma forma como fazíamos na pré-história, em 2006, eu simplesmente pergunto na cara da pessoa quando é seu aniversário”, disse. Allison comprou um caderno para anotar as informações.

Ele já perguntou em pessoa a dois amigos quando faziam aniversário. 

“Percebi, pela forma com que os olhos deles se iluminaram, que isso me fez crescer em sua estima”, disse.

Allison aceitou que, sem o Facebook, a maioria de seus amigos não vai se lembrar de seu 43º aniversário, neste ano. Mas isso não é causa de preocupação, ele disse: seu plano para que todo o mundo se lembre é convidar os amigos para sua festa de aniversário.

Traduzido do inglês por Paulo Migliacci
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.