Amazon vai permitir que empresas respondam a perguntas de usuários da Alexa

Função 'Customers Ask Alexa' foi anunciada nesta quarta (14) e será lançada nos EUA

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São Paulo

A Amazon anunciou nesta quarta-feira (14) que empresas poderão usar a Alexa para responder a perguntas relacionadas aos seus produtos. A função se chama "Customers Ask Alexa" (clientes fazem perguntas para a Alexa, em português) e estará disponível nos Estados Unidos em 2023.

A ideia é que, quando um usuário perguntar à assistente virtual sobre determinado assunto, marcas identificadas como especialistas nele respondam e redirecionem o usuário à página de seus produtos na Amazon.

Empresas poderão responder a perguntas de usuários pela Alexa - Grant Hindsley/AFP

Por exemplo, um usuário que pergunte sobre remoção de pelos do tapete será respondido por uma empresa de produtos de limpeza.

"Responda às perguntas frequentes dos clientes que a Alexa identificou como relevantes para a sua loja. Se selecionadas, suas respostas serão exibidas na parte superior da busca da Amazon. Esse recurso pode aumentar a descoberta de seus produtos, impulsionar a conversão e aumentar sua reputação como especialista em um produto", explica uma imagem divulgada pela empresa.

A funcionalidade foi anunciada no evento anual Accelerate, em Seattle, nos Estados Unidos.

Marcas inscritas no registro de marcas da Amazon poderão encontrar e responder às perguntas frequentes dos consumidores na Seller Central. Segundo a varejista, todas as respostas enviadas passarão pela moderação de conteúdo da Alexa.

"A Amazon vê as marcas como especialistas em seus produtos. Com esse novo recurso, tornamos mais fácil para as marcas se conectarem com os clientes para ajudar a responder a perguntas comuns e informar melhor suas decisões de compra", disse Rajiv Mehta, diretor do Alexa Shopping da Amazon, em nota.

O Customers Ask Alexa será disponibilizado para um grupo de marcas convidadas a partir de outubro. Outras marcas elegíveis poderão entrar no programa em 2023.

Para os consumidores, estará disponível pela barra de pesquisa da Amazon no fim deste ano. Em dispositivos Echo, a função chega em meados de 2023. Procurada, a Amazon não informou se a função estará disponível no Brasil.

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior deste texto, já corrigido, dizia que empresas poderão usar a Alexa para responder a perguntas de usuários com anúncios de seus produtos. As respostas fornecidas pelas empresas, contudo, não serão anúncios pagos nem conteúdo patrocinado.

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