Califórnia abre processo contra Amazon por impedir ofertas mais baixas em outros portais

Ação diz que empresa é tão dominante que os comerciantes se sentem impelidos a concordar com os termos de venda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

San Francisco | AFP

O estado da Califórnia apresentou, nesta quarta-feira (14), uma ação contra a Amazon por usar sua influência no mercado para impedir que os comerciantes ofereçam aos compradores melhores ofertas em outros sites, uma violação da lei anti-monopólio do estado americano.

A Amazon pede que os comerciantes não ofereçam seus produtos a preços mais baixos em outros portais, o que afeta vendedores e consumidores, disse o procurador-geral da Califórnia, Rob Bonta, no processo.

Logo da Amazon - Brendan McDermid/Reuters

"A Amazon coage os comerciantes a acordos que mantêm os preços artificialmente altos, sabendo muito bem que não podem dizer que não", apontou Bonta em um comunicado.

"Muitos produtos que compramos online seriam mais baratos se as forças do mercado fossem livres".

O processo argumenta que a Amazon é um site de comércio eletrônico tão dominante que os comerciantes sentem que têm pouca escolha quando se trata de concordar com os termos de venda.

Os vendedores que não cumprirem esses requisitos podem ver suas listagens com menos destaque ou até mesmo ter suspensa sua capacidade de vender itens na Amazon, de acordo com o processo.

Os comerciantes informaram que podem oferecer itens a preços mais baixos em seus próprios sites e em alguns outros portais de comércio online porque economizam nas taxas que a Amazon cobra, argumentaram os advogados do estado.

Bonta pede um tribunal estadual em São Francisco que ordene que a Amazon encerre sua prática de preço mínimo e pague uma indenização cujo valor não foi especificado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.