Descrição de chapéu RFI WhatsApp

Pane mundial do Whatsapp vira meme nas redes

Apagão, que atingiu bilhões de usuários, mostrou mais uma vez a dependência da ferramenta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

RFI

O Whatsapp, aplicativo de mensagens mais popular do Brasil, registrou uma pane mundial na manhã desta terça-feira (25). O problema levou mais de uma hora para ser resolvido e virou meme nas redes sociais.

O impacto do apagão, que atingiu bilhões de usuários pelo planeta, mostrou mais uma vez o poder de implantação – e de dependência – dessa ferramenta de comunicação.

Logomarca do Whatsapp
Logomarca do Whatsapp - Dado Ruvic - 22.ago.2022/Reuters

Os usuários que se sentem reféns dos grupos WhatsApp de suas famílias tiveram um momento de descanso na manhã desta terça.

Já aqueles que dependem do aplicativo para se comunicar no contexto profissional ficaram meio perdidos durante a pane, esperando que novas mensagens aparecessem em suas telas ou que os dois tracinhos ficassem azuis.

"Sabemos que as pessoas tiveram problemas para enviar mensagens no WhatsApp hoje", disse à AFP um porta-voz da Meta. "Resolvemos o problema e pedimos desculpas por qualquer inconveniente", declarou, sem dar detalhes sobre a origem da pane.

Os primeiros relatos de usuários indicando problemas foram registrados por volta das 4h pelo horário de Brasília.

O site DowDetector, que acompanha as falhas dos serviços digitais, informou que havia observado uma grande interrupção do WhatsApp logo pela manhã, com reclamações de milhares de usuários de todo o mundo.

O WhatsApp, que superou os 2 bilhões de usuários no mundo em fevereiro de 2020, é um dos aplicativos de mensagens gratuitos mais populares do mundo.

O sistema foi comprado pelo Facebook em 2014 por pouco mais de US$ 19 bilhões (R$ 100 bilhões), a maior aquisição já realizada pelo grupo de Mark Zuckerberg.

O aplicativo se tornou um meio de comunicação privilegiado por inúmeros particulares, mas também por empresas pelo mundo, e qualquer pane pode ter um impacto imediato não apenas na vida dos usuários, mas também nos mercados financeiros.

Em outubro de 2021, quando o sistema sofreu perturbações durante horas, os traders, acostumados a usar Whatsapp durantes suas transações para compra e venda de produtos tão diversos quanto criptomoedas ou petróleo, tiveram que migrar rapidamente para sistemas concorrentes, como o Telegram, para poder fechar negócios.

Nesta terça-feira as ações da Meta Platforms, nome jurídico do grupo de Zuckerberg, registraram uma queda de 0,7% antes da abertura de Wall Street, em Nova York.

#whatsappdown

Logo que a pane foi registrada, a hashtag #whatsappdown (WhatsApp caiu, em tradução livre) se tornou uma das tendências mais populares do mundo no Twitter. A hashtag #Whatsapp também tomou conta do Instagram.

Vários memes surgiram imediatamente nas redes. Alguns mostravam Zuckerberg diante de uma parede de fios, tentando entender a pane, enquanto outros ilustravam usuários migrando para outras plataformas.

As plataformas da Meta, que incluem as redes sociais Facebook e Instagram, bem como os serviços de mensagens WhatsApp e Messenger, já foram vítimas de um apagão generalizado sem precedentes no ano passado. O serviço mais afetado foi o Facebook, que enfrentou uma pane de cerca de sete horas.

Na época, o Facebook reconheceu que o incidente foi devido a um erro de sua parte e não a um problema técnico.

(Com informações da AFP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.