Descrição de chapéu Inteligência artificial

IA muda roupa e limpa cenário em foto para o LinkedIn, mas sofre com bugs

Ferramenta da plataforma de edição Canva ainda está sob teste; veja como usar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ferramenta de edição de fotos da plataforma de design Canva permite tirar objetos comprometedores e adicionar trajes adequados a quase qualquer imagem. No Twitter, a influenciadora Cara Mia usou a ferramenta para esconder uma garrafa de bebida e um decote com uma nova blusa —o resultado passa no crivo de foto do LinkedIn.

O recurso está aberto para o público em geral, mas ainda está em fase de testes. A reportagem usou a "edição mágica", como a ferramenta é chamada, e, de um lado, sofreu com bugs, como mãos extras, roupas disformes e problemas de seleção com o mouse. De outro, conseguiu imagens aceitáveis, após tentativas.

A equipe do Canva trabalha para resolver os erros, segundo a gerente de marketing de produto da empresa, Hannah O’Dea. "Como é fácil usar a ferramenta, o caminho para conseguir a edição desejada é repetir o processo", diz.

Tentativas da reportagem de trocar o traje em foto

Carregando imagens...
Foto do repórter Pedro S. Teixeira, na qual o paletó foi criado por inteligência artificial. Pedro é um homem branco, de pele morena e cabelo cacheado
Repórter Pedro S. Teixeira pediu que Canva trocasse camisa cinza por paletó azul marinho e camisa branca. O resultado, entretanto, foi esse, sem paletó e com uma mão sobrando

Na primeira imagem, o repórter pede apenas a criação de um paletó azul marinho, sobre uma camisa branca. Na segunda, ele pede que a camisa xadrez cinza seja trocada pela mesma veste. A inteligência artificial funciona melhor com comandos em inglês. - Marcelo Chello/Folhapress, com intervenção no Canva

Hannah afirma que a edição mágica funciona melhor com objetos e na edição de cenários, do que com retratos humanos.

Inteligências artificiais geradoras de imagem, em geral, apresentam dificuldades para entregar mãos, pés e cabeças proporcionais. Dedos em excesso ou falta também podem aparecer.

O recurso do Canva funciona com a inteligência artificial de código aberto Stable Diffusion, que gera imagens a partir de textos. Essa tecnologia é concorrente do Midjourney, conhecida por ter gerado as imagens falsas do Papa Francisco.

A novidade é que o Canva adiciona a opção de usar o mouse para criar ou alterar elementos apenas na área selecionada, segundo a gerente de marketing de produto Hannah.

Esse recurso também vem com um problema: a inteligência artificial pode distorcer elementos selecionados sem receber instruções textuais do usuário.

A reportagem, por exemplo, selecionou toda a silhueta de uma pessoa em uma foto e pediu que fosse adicionado um terno. O Canva também trocou o rosto do retratado por o de outra pessoa.

Hannah diz que o Canva tem uma política estrita para combater vieses. "Incentivamos e convidamos os usuários a sinalizar quaisquer problemas com as imagens geradas, inclusive se acharem que estão reforçando preconceitos", diz a empresa em nota.

Outra dificuldade de uso durante o teste foi a precisão do mouse e eventuais lentidões da plataforma durante a seleção da área a ser editada.

Hannah recomenda que os usuários escolham o tamanho mais adequado do pincel para conseguir mais detalhes na edição. Segundo a gerente, pedidos mais detalhados e diretos entregam melhores resultados.

É melhor, por exemplo, pedir a criação de uma peça de roupa na área selecionada, do que a troca do vestuário da pessoa retratada.

À esquerda, Mia segura uma garrafa de bebida alcoólica. Ela tem cabelos castanhos com mechas loiras. À direita, a garrafa sumiu, e a blusa da influencer está trocada. O cenário também tem diferenças sutis.
Mia diz em post no Twitter que usou a ferramenta de edição mágica para conseguir um visual mais profissional, para conseguir a foto como retrato de perfil no LinkedIn - Reprodução/Twitter

A edição mágica foi lançada em 23 de março durante o evento anual da empresa Canva Create. Na ocasião, a plataforma anunciou outros recursos de inteligência artificial.

O Magic Design permite a criação de imagens a partir de texto, como faz o Midjourney e o Dall-E, da criadora do ChatGPT, OpenAI. Ainda em fase de testes, a tecnologia também pode ser gerada para criar templates para apresentações de slides.

Outra inovação é a borracha mágica, que apaga elementos da imagem com IA. Esse último recurso está disponível apenas para assinantes do Canva Pro. O serviço custa R$ 289 anuais.

COMO USAR

Para usar a Edição Mágica, a pessoa precisa acessar o site do Canva e criar um novo design, nas dimensões desejadas. Na sequência deve adicionar uma foto. A partir daí, os passos são estes:

  1. Selecionar a foto com um clique
  2. Selecionar a opção "editar foto", no canto superior esquerdo
  3. Passar o pincel sobre a área de edição desejada
  4. Descrever o objeto que deseja gerar
  5. Selecionar uma entre as quatro imagens entregues pela plataforma
  6. Se nenhuma delas for satisfatória, o usuário pode gerar mais quatro alternativas com um clique
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.