Amazon Prime lança função de alterar volume só da voz de personagens

Opção de acessibilidade está disponível apenas para o inglês e em obras originais da Amazon

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Amazon anunciou nesta terça-feira (18) ter adicionado à plataforma de streaming Prime Video a opção de alterar o volume apenas das vozes dos personagens, sem influenciar trilha sonora ou efeitos sonoros. A tecnologia, chamada pela empresa de Dialogue Boost, está disponível apenas para falas em inglês.

O recurso inédito visa tornar a experiência audiovisual mais acessível a pessoas com deficiência auditiva, segundo publicação no blog da gigante da tecnologia. Serve também para qualquer usuário encontrar um volume mais confortável.

Imagem da série "Tom Clancy's Jack Ryan" aparece embaçada ao fundo, atrás de menu de áudio da Amazon
Novo recursos da Amazon está disponível nas opções de áudio e legenda. O usuário pode escolher a trilha de áudio com volume de voz mais alto. - Reprodução/Amazon

A opção está disponível no aplicativo do Prime Video, para clientes de todo o mundo, em obras originais da Amazon, como as séries "Tom Clancy's Jack Ryan", "Maravilhosa Sra. Maisel" e "Harlem", e os filmes "Doentes de Amor", "Querido Menino" e "Apresentando os Ricardos".

A gigante da tecnologia vai adicionar o recurso a outros conteúdos ao longo deste ano. A reportagem não conseguiu usar o Dialogue Boost no navegador.

Antes, o Dialogue Boost estava disponível apenas em home theaters de alta qualidade, algumas smart TVs e sistemas especializados de áudio.

O Dialogue Boost usa inteligência artificial para detectar pontos em que pode ser difícil compreender o conteúdo das falas, separa e aumenta o volume das faixas de frequência características do diálogo humano.

O vice-presidente de tecnologia da Amazon, Raf Soltanovich, afirma que a empresa investe para aumentar a biblioteca de conteúdos com legendas e audiodescrição e ser pioneira em inovação, para criar um streaming mais acessível.

COMO ACESSAR O DIALOGUE BOOST

Pause o filme, para acessar o menu de reprodução. Clique no botão de opções de áudio e legenda, o primeiro ícone do canto superior direito da tela. Na coluna áudio, o usuário pode escolher o volume dos diálogos desejados —normal, "Dialogue Boost: Low" (incremento baixo), "Dialogue Boost: Medium" (incremento médio) ou "Dialogue Boost: High" (incremento alto).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.