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'Redfall' frustra expectativas de jogadores e da própria Microsoft, que assume culpa

No Metacritic, plataforma que agrega críticas de especialistas e jogadores, game tem 58 pontos de 100

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São Paulo

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O bloqueio da compra da Activision Blizzard pela CMA (Autoridade de Concorrência e Mercados, o Cade britânico) não foi o único revés da Microsoft nas últimas duas semanas.

O lançamento de "Redfall", aguardado jogo da Arkane Studios para Xbox e PC, na última terça-feira (2) frustrou expectativas não só dos jogadores, mas da própria empresa. Quem disse isso foi o próprio chefe da divisão do Xbox, Phil Spencer, em entrevista ao podcast Kinda Funny Xcast.

Spencer admitiu que a resposta dos críticos e da comunidade de Xbox ao jogo não foi a esperada, e se responsabilizou pelo desempenho técnico do jogo nos consoles.

Logo do Xbox; lançamento de "Redfall" frustrou expectativas de jogadores e da própria empresa - Kevork Djansezian - 11.jun.2017/Reuters

"Redfall" funciona a 30 FPS (quadros por segundo), abaixo do padrão esperado pela indústria para a nova geração de consoles, de 60 FPS. Esta taxa possibilita uma jogabilidade mais fluida, importante para jogos de ação. Trailers iniciais do jogo prometiam a taxa maior, mas o estúdio adiou a opção semanas antes do lançamento.

"Precisamos ver o que deu errado. Tem coisas de qualidade e execução que podemos resolver. Mas não vamos nos voltar contra o nosso time criativo", disse Spencer.

"Quero dar aos times a plataforma criativa para elevarem suas habilidades, suas inspirações, e também queremos ter uma seleção de ótimos jogos. Nós falhamos nisso, e por isso quero pedir desculpas".

Desenvolvido pela Arkane Studios, conhecida por "Dishonored", "Prey" e "Deathloop", "Redfall" obteve notas baixas em sites especializados. No Metacritic, plataforma que agrega críticas de especialistas e jogadores, o jogo tem 58 pontos de 100.

O desempenho técnico não é o único ponto negativo mencionado. A comunidade do Xbox criticou aspectos do enredo, da qualidade das missões, da própria jogabilidade e da experiência multijogador.

O game é um FPS (jogo de tiro em primeira pessoa) de mundo aberto em que se pode jogar como um entre uma série de personagens, cada qual com habilidades e armas próprias, para enfrentar legiões de vampiros.

Cena do jogo para Xbox "Redfall"
Cena do jogo para Xbox "Redfall" - Divulgação/Arkane Studios

"Temos que ser transparentes com o que estamos mostrando, porque representa o que nosso cliente de console, o mais comprometido financeiramente com nossa marca, vai ver, vai jogar. E nossa transparência precisa ser melhor", disse o chefe de Xbox.

Phil Spencer ainda explicou na entrevista que o desenvolvimento de "Redfall" começou antes da Microsoft adquirir a Arkane, em 2021, o que pode ter afetado os resultados finais. "Precisamos abraçar melhor os jogos que estão no meio da produção quando se tornam parte do Xbox", disse Spencer.

"Não fizemos um bom trabalho ao nos envolvermos com a Arkane para ajudá-los a entender o que significava fazer parte do Xbox e da produção first-party, e usar alguns de nossos recursos internos para ajudá-los."

Spencer também falou sobre a relação da Microsoft com seus principais concorrentes no mercado dos videogames, a Sony e a Nintendo. Disse que, para superá-los, não basta lançar grandes jogos no Xbox, porque parte daqueles usuários já se fixou em um ecossistema, e os custos para deixá-lo são altos.

"Não estamos no negócio para superar a Sony ou a Nintendo", disse. "Não há vitória para o Xbox em ficar atrás dos outros".

Em vez de se concentrar em ultrapassar a concorrência por meio dos consoles, a empresa está mais interessada em construir uma base sólida de jogadores. "Temos que sair [dessa lógica] e fazer nossas próprias coisas com o [Xbox] Game Pass, com as coisas que fazemos com o XCloud e com a maneira como construímos nossos jogos."


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dica de game, novo ou antigo, para você testar

Final Fantasy Pixel Remaster

(PC, PS4/5, Nintendo Switch, iOS, Android)

É uma boa porta de entrada para quem quiser conhecer ou revisitar RPGs clássicos algumas décadas depois. O pacote inclui os primeiros seis jogos da série —o sexto foi lançado em 1994, há quase 30 anos–, que foram remasterizados com gráficos 2D de alta resolução e receberam outras melhorias. Entre elas, jogabilidade aprimorada, interface modernizada e alguns extras, como bestiário, galeria de ilustrações e reprodutor de música.

Cena de Final Fantasy Pixel Remaster
Cena de Final Fantasy Pixel Remaster - Divulgação

Update

novidades, lançamentos, negócios e o que mais importa

  • A Nvidia anunciou a chegada de notebooks com as placas de vídeo GeForce RTX Série 40 no Brasil. A linha é reconhecida por ter diversos recursos baseados em inteligência artificial que aumentam o desempenho de jogos e a eficiência energética dos computadores. As marcas Asus e Acer já iniciaram as vendas dos produtos no país.
  • A Sony divulgou o primeiro trailer de "Gran Turismo", baseado no game de simulação de corridas para PlayStation. O filme é dirigido por Neill Blomkamp e estrelado por David Harbour e Orlando Bloom. Estreia em agosto nos cinemas.
  • Assim como "Redfall", o desempenho de "Star Wars: Jedi Survivor" decepcionou, mas o game lançado em 28 de abril foi bem recebido pelo público e pela crítica, alcançando a nota 88 no Metacritic. A Respawn, desenvolvedora subsidiária da EA Games, reconheceu os problemas técnicos e começou a lançar atualizações para consertá-los.
  • "Hogwarts Legacy" chegou aos consoles da geração passada, PS4 e Xbox One, na sexta-feira (5), quase três meses após o lançamento. A Warner Bros. Games divulgou que o jogo já vendeu 15 milhões de cópias e atingiu US$ 1 bilhão em receita. O título ainda será lançado para Nintendo Switch em 25 de julho.
  • A Apple incluiu cerca de 20 jogos de uma vez no serviço pago Apple Arcade. O pacote tem títulos originais para a plataforma e outros clássicos da App Store. Entre os exclusivos, estão "What the car?", "TMNT Splintered Fate" e "Disney SpellStruck". Também foram adicionados "Limbo" e "Getting Over It".
  • "Final Fantasy XVI" foi banido da Arábia Saudita. O órgão regulador do país divulgou que a desenvolvedora do jogo, Square Enix, se recusou a fazer modificações necessárias. "FFXVI" será lançado em 22 de junho para PS5. Nos EUA, o jogo recebeu uma classificação indicativa para maiores de 17 anos.

Download

games que serão lançados nos próximos dias e promoções que valem a pena

8.mai

  • "Darkest Dungeon II": R$ 56,99 (PC)

12.mai

  • "The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom": R$ 357,99 (Nintendo Switch)

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