Descrição de chapéu tecnologia Apple Meta

Inteligência artificial já trouxe ao menos nove novidades para celulares; veja quais

Recursos para câmera, assistentes virtuais mais inteligentes e criação de imagens estão entre novidades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No centro do debate tecnológico desde o lançamento do ChatGPT, a inteligência artificial também virou ponto focal para as fabricantes de celulares. Apple, Samsung, Google, XiaoMi e até a fabricante de chips Qualcomm anunciaram novidades com IA para smartphones.

Os smartphones não passam por nenhuma mudança fundamental desde o lançamento do primeiro iPhone em 2007. O dispositivo aliava tela inteligente, acesso à internet e acesso a aplicativos diversos.

Pela capacidade de ouvir, ver e gerar textos, áudios e imagens a partir de comandos em linguagem natural, a tecnologia tem o potencial de mudar a forma de interação entre pessoas e máquinas, o que inclui os celulares.

Foto ilustrativa mostra ícone do aplicativo do ChatGPT na tela de um smartphone
Foto ilustrativa mostra ícone do aplicativo do ChatGPT na tela de um smartphone - Oliver Morin/AFP

Nos smartphones mais recentes, tecnologia já virou parte de assistentes virtuais, câmeras fotográficas, ligações telefônicas e há potencial para mais. Veja abaixo anúncios já feitos.

TRADUÇÃO DE LIGAÇÃO EM TEMPO REAL

A fabricante sul-coreana Samsung lançará em 2024 um serviço de tradução em tempo real durante ligações, baseado em tecnologia de inteligência artificial (IA), segundo comunicado de quinta (9).

A companhia não informou se o português estará entre os idiomas contemplados. A empresa, que proibiu seus funcionários de usar o ChatGPT para evitar vazamentos de dados, também não respondeu à Folha se usará um modelo de IA próprio, após ser contatada por email e telefone.

ASSISTENTES VIRTUAIS MAIS INTELIGENTES

A Apple, em seu tradicional evento de outono quando lançou o iPhone 15, também destacou inovações com inteligência artificial que pretende trazer ao público. Um dos destaques foi a melhoria na Siri, mais potente a partir de uma tecnologia similar ao ChatGPT.

Uma Siri mais inteligente pode diminuir a necessidade de recorrer à tela do celular, ao receber comandos de voz. Por outro lado, o celular transcreve áudios de forma automática e leva as mensagens à tela, para ocasiões em que a pessoa não possa ouvir o interlocutor.

FOTOS MELHORES

A câmera do novo iPhone também ganhou incrementos com inteligência artificial. O celular detecta de forma automática se uma fotografia retratará alguém e ativa o modo retrato. A inteligência artificial ainda intervém em balanço de luz e foco.

Aparelhos Android com o novo chip Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 também podem contar com IA para conseguir fotos melhores. A fabricante de placas para celular promete mais cores e resolução. O primeiro smartphone a chegar ao mercado com a tecnologia, no fim de outubro, foi o XiaoMi 14.

O chip desenvolvido para operar com inteligência artificial também equipa celulares de Realme e OnePlus. Deve também estar nos próximos celulares de topo de linha de Samsung e Asus.

VÍDEOS A NOITE

A Qualcomm também afirma que os aparelhos equipados com seu novo chip poderão fazer imagens noturnas em cenário de pouca luminosidade. Isso também em razão do auxílio de inteligência artificial no equilíbrio de luz.

Em cenários de baixa luminosidade, a câmera não capta informações suficientes, o que a tecnologia pode compensar, eliminando ruídos ou criando pixels.

MAIS ZOOM DIGITAL COM QUALIDADE

Criar pixels com base nas informações disponíveis na câmera também abre caminho para aumentar a distância de zoom digital, sem perder qualidade. Até então, o zoom digital ficava restrito a densidade de pixels disponível na fotografia.

EDIÇÃO DE FOTOS E VÍDEOS COM IA

A inteligência artificial também já permite editar vídeos e fotos no celular com comandos de voz.

Uma funcionalidade, por exemplo, é a de remover objetos indesejados da imagem. Mais, será possível expandir fotos para além do quadro, com a ajuda de geração de imagens por IA.

Essas opções também funcionam com vídeo, segundo a Qualcomm.

CRIAR IMAGENS COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Os celulares mais recentes também poderão trabalhar com inteligência artificial com maior desempenho e eficiência energética sem precisar acessar internet.

A Qualcomm, em seu evento anual realizado em outubro, empresa trouxe como exemplo o gerador de imagens stable diffusion, que entregou resultados um segundo após o comando em texto, em celular equipado com chip da empresa. Antes da atualização, essa tarefa levava de 13 a 14 segundos para ser executada, de acordo com o diretor de produtos para América Latina da Qualcomm, Silmar Palmeira.

Essa melhoria ainda significa até uma hora a mais de bateria, segundo Palmeira.

TECLADOS MAIS ESPERTOS

Com algoritmos de geração de texto, como o ChatGPT, Apple e Google (responsável pelo sistema operacional Android) já anunciaram maior precisão de seus modelos de completar textos automaticamente.

MAIS SEGURANÇA AO ENVIAR ARQUIVOS

A Qualcomm também desenvolveu uma nova criptografia, chamada de 2CPA, com auxílio de IA. O modelo de codificação de mensagens e arquivos aumenta a privacidade e a segurança dos usuários, segundo a empresa.

PARA ALÉM DO CELULAR

A startup Humane anunciou, na sexta-feira (10), um dispositivo inédito. Chamado de AI Pin, algo como grampo de inteligência artificial, o aparelho funciona via comando de voz ou a partir de um touchpad. Ainde pode projetar imagens na palma da mão do usuário com um visor a laser.

A promessa da Humane é usar mais tecnologia para livrar as pessoas contemporâneas do vício em telas.

O assistente de inteligência artificial do AI Pin pode responder a perguntas e executar buscas a pedido do dono.

O aparelho chamou atenção na Semana de Moda de Paris, o que mostra o potencial do AI Pin furar a bolha dos programadores do Vale do Silício.

ÓCULOS DE IA

A dona do Facebook, Meta, também anunciou novos óculos inteligentes em parceria com a Rayban, mais parecidos com as lentes usadas no dia a dia. O equipamento tira fotos, grava áudios, projeta hologramas e tem acesso a aplicativo da Meta, o que incluirá o assistente Meta AI.

"Essa será a forma de deixar uma inteligência artificial ver o que você enxerga e escutar o que você ouve", afirma Zuckerberg.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.