Descrição de chapéu Apple

Apple vai parar vendas de smartwatches nos EUA por disputa de patente

Empresa de tecnologia médica afirma que fabricante de smartphones copiou recurso de oximetria via pulso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Samrhitha Arunasalam
Reuters

A Apple anunciou nesta segunda-feira (18) que vai interromper as vendas dos smartwatches Series 9 e Ultra 2 nos Estados Unidos a partir desta semana, devido a uma disputa de patentes relacionada à tecnologia que permite a medição de oxigênio no sangue dos usuários.

Essa decisão surge após uma ordem em outubro da Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (ITC) que poderia proibir a importação dos Apple Watches, após o órgão constatar que os dispositivos violam patentes da empresa de tecnologia médica Masimo.

Novos Apple Watches Ultra 2 em exibição durante evento da Apple realizado em Cupertino, na Califórnia. Três relógios em exibição lado a lado.
Novos Apple Watches Ultra 2 em exibição durante evento da Apple realizado em Cupertino, na Califórnia - Loren Elliott/Reuters

A decisão está sob análise do presidente norte-americano, Joe Biden, até 25 de dezembro. Porém, a Apple afirmou que está tomando medidas preventivas para cumprir no caso de continuidade da decisão. A Casa Branca não comentou.

A empresa disse que irá pausar as vendas dos relógios em seu site a partir de 21 de dezembro, e nas lojas da Apple após 24 de dezembro. Outros modelos que não contenham o sensor de oxigênio no sangue não são afetados pela disputa.

Ryan Reith, da empresa de pesquisa de mercado IDC, afirmou que as vendas de Apple Watches durante o período natalino nos EUA não serão prejudicadas, e que o impacto total da decisão, se mantida, será sentido em janeiro e fevereiro, normalmente meses de vendas mais lentas para a Apple nos EUA.

"Apple tem bastante estoque do Watch 8 e SE, então eles terão produtos disponíveis durante esse período", disse Reith. "A maior implicação é se a Apple pode usar a tecnologia do sensor de oxigênio no sangue em questão em dispositivos futuros, ou se terá que chegar a um acordo ou encontrar uma nova solução."

A Apple disse acreditar que a conclusão da ITC foi errônea, deveria ser revertida e pretende recorrer da decisão.

A Masimo acusa a Apple de contratar seus funcionários, roubar sua tecnologia de oximetria de pulso e incorporá-la ao Apple Watch.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.