Descrição de chapéu Bloomberg Apple tecnologia

Apple vai reforçar segurança de dados para proteger iPhones contra roubos

Versão beta do iOS 17.3, que deve ser lançado no início de 2024, vai obrigar uso do Face ID para acessar senhas salvas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mark Gurman
Bloomberg

A Apple vai adicionar um recurso aos iPhones para impedir que ladrões tenham acesso a dados críticos do dispositivo caso saibam a senha de acesso do usuário.

Nesta terça-feira (12), a empresa lançou a primeira versão beta do iOS 17.3, que inclui um recurso chamado Stolen Device Protection (Proteção de Dispositivo Roubado, em português).

A atualização exigirá o uso do Face ID ou Touch ID, sem opção de usar o código de acesso, para acessar senhas armazenadas, alterar as configurações do ID Apple, visualizar informações de pagamento e desativar o recurso Buscar iPhone.

iPhone 15, lançado pela Apple em setembro deste ano
iPhone 15, lançado pela Apple em setembro deste ano - Patrick T. Fallon - 22.set.2023/AFP

Em alguns casos, ladrões conseguiram acessar dados pessoais nos iPhones, roubar dinheiro e perturbar a vida digital de uma pessoa ao saber o código de acesso do dispositivo.

Por exemplo, um criminoso poderia observar os usuários digitarem seu código de acesso em seu iPhone em um local público antes de roubar o dispositivo.

Ao exigir o uso do Face ID ou Touch ID para acessar partes críticas do iPhone, um ladrão não seria capaz de causar tanto dano.

Em particular, seria mais difícil apagar o dispositivo e revendê-lo. A Apple não informou quando o novo recurso será disponibilizado para todos os clientes, mas a empresa planeja lançar o iOS 17.3 publicamente no início do próximo ano.

"À medida que as ameaças aos dispositivos dos usuários continuam a evoluir, trabalhamos incansavelmente para desenvolver novas proteções poderosas para nossos usuários e seus dados", disse a Apple em comunicado.

"Nos casos raros em que um ladrão pode observar o usuário digitando o código de acesso e, em seguida, roubar o dispositivo, a Proteção de Dispositivo Roubado adiciona uma nova camada sofisticada de proteção."

O aprimoramento também adicionará um período de uma hora e exigirá uma segunda verificação do Face ID ou Touch ID para as tarefas mais sensíveis, incluindo a alteração da senha do ID Apple, desativação do recurso de Proteção de Dispositivo Roubado, criação de um novo código de acesso e desativação do Touch ID ou Face ID.

No entanto, não haverá atraso se os usuários estiverem em um local conhecido, como sua casa ou trabalho.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.