Maioria dos influenciadores esconde que usa publicidade, diz estudo

Levantamento feito na Europa mostra que 97% publicam anúncios, mas só 20% admitem o uso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bruxelas (Bélgica) | AFP

A maioria dos influenciadores nas plataformas digitais esconde dos seus seguidores o uso de publicidade nos seus conteúdos, aponta um estudo divulgado nesta quarta-feira (14) pela Comissão Europeia, que analisa opções para garantir que a regulamentação seja respeitada.

Segundo o estudo, praticamente todos (97%) os influenciadores analisados utilizavam publicidade em seus conteúdos, mas apenas 20% a admitiam de forma sistemática.

Ao mesmo tempo, 78% dos influenciadores analisados exerciam atividade comercial, mas apenas 36% deles estão registrados para tal.

Influenciadora navega no Instagram em evento na Argentina
Estudo indica que só 20% dos influenciadores admitem uso sistemático de publicidade - Cristiane Sille/Reuters

Embora 40% dos influenciadores tenham promovido os seus próprios produtos, serviços ou marcas, 60% deles não revelaram a publicidade de forma consistente ou não a revelaram em nenhum momento, aponta o estudo.

As pesquisas foram realizadas nas plataformas Instagram, TikTok, YouTube, Facebook, X (antigo Twitter), Snapchat e Twich.

No total, o estudo analisou mensagens de 576 influenciadores de 22 países da UE, além da Islândia e da Noruega, para verificar o grau de respeito pelas normas legais vigentes.

Como resultado deste estudo, foi identificado um grupo de 358 influenciadores, que serão contatados pelas autoridades nacionais onde operam para que cumpram a regulamentação de cada país.

Em um comunicado, o comissário europeu para a Justiça, Didier Reynders, observou que atualmente "a maioria dos influenciadores obtém dinheiro com as suas publicações. No entanto, nossas descobertas mostram que nem sempre o revelam a seus seguidores".

Estas pessoas, acrescentou o comissário, "têm uma influência considerável sobre os seus seguidores, muitos dos quais são menores de idade. Peço que sejam muito mais transparentes com o seu público".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.