Descrição de chapéu tecnologia internet

Web Summit Rio 2024 cresce em público, mas perde em atrações de peso global

Sem grandes nomes internacionais, evento de tecnologia dá mais espaço para negócios locais e destaca presença feminina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O maior evento de tecnologia da Europa, o Web Summit, voltou ao Rio de Janeiro para a sua segunda edição, agora com um público maior. São 30 mil pessoas no Riocentro, contra 21 mil no ano passado.

A organização, dividida entre irlandeses e portugueses, repete o êxito de público mesmo com uma lista de palestrantes mais modesta em termos de renome internacional.

Em 2023, o evento reuniu a informante do Wikileaks Chelsea Manning, a então cientista-chefe do Google para IA Cassie Kozyrkov e o pesquisador Ben Goertzel, um dos principais teóricos sobre a singularidade —estágio teórico em que as máquinas superam a humanidade.

Neste ano, ganharam destaque empresários locais. As duas palestras mais comentadas do dia tiveram como atrações a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e o diretor da gigante dos chips Nvidia na América Latina, Márcio Aguiar. A reflexão ética sobre o uso de IA ficou por conta do professor da PUC-SP e influenciador Mário Sergio Cortella.

Palco central do Web Summit, no Riocentro, recebe executivos brasileiros e estrangeiros
Palco central do Web Summit, no Riocentro, recebe executivos brasileiros e estrangeiros - AFP

A lista de participantes mostra como o setor de tecnologia no Brasil está fortemente ligado ao setor financeiro. Executivos de Nubank, Itaú, Bradesco e de outros bancos e empresas de pagamento também estão previstos no evento.

Na área da inteligência artificial, que o Web Summit destaca em sua divulgação, representantes locais de grandes empresas ganharam destaque.

Aguiar, da Nvidia, afirmou que o Brasil ainda tem tempo para construir as próprias soluções de IA e ser soberano no uso da tecnologia. Como exemplo, destacou a parceria que a empresa mantém com um laboratório da Universidade Federal de Goiás, que tem desenvolvido modelos de linguagem e oferecido cursos profissionalizantes. "Os goianos são referência quando se trata do tema", disse.

Nesta terça, o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, falará sobre como usar IA para melhorar o futuro com a jornalista Angélica Mari. Coelho tem sido o porta-voz do Google no que tange regulação de inteligência artificial e também de plataformas sociais e de busca.

A curadoria diminuiu o espaço para teóricos da inteligência artificial para debater temas mais concretos como regulação, aplicação em negócios e empreendedorismo. No entanto, nenhum executivo de peso global veio ao país para essa discussão.

Na abertura, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) destacou a geração de empregos "para milhares de cariocas" com o evento na cidade. "Mostramos que o carioca está a par das discussões mais atuais no mundo."

Paes também afirmou que o Rio de Janeiro está de braços abertos para receber profissionais de tecnologia de todos os cantos. A capital fluminense é um dos destinos favoritos dos nômades digitais.

Se os grandes nomes do debate de inteligência artificial diminuíram, o espaço para ambiente, diversidade e governança (os três eixos da sigla ESG) cresceu.

O Web Summit Rio 2024 registrou um número recorde de mulheres fundadores de startups para qualquer edição já feita do Web Summit —45%.

Na quarta (17), o evento vai discutir efeitos da tecnologia sobre eleições e sobre o debate público. A sustentabilidade do jornalismo será tema em mesa com o colunista da Folha e fundador do canal System Update, Glenn Greenwald.

Empresas do setor energético como EDP e Vibra também montaram grandes estandes no evento. A Vibra, por exemplo, promove um desafio para ligar lâmpadas com o pedalar de uma bicicleta. O debate está agendado para a próxima quinta (18), mesmo dia de outras mesas sobre sustentabilidade.

O jornalista viajou a convite do Web Summit

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.