Descrição de chapéu inteligência artificial

AMD lança semicondutores para competir com Nvidia

Semicondutores de inteligência artificial servirão para tudo, desde centros de dados até computadores portáteis avançados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Taipé (Taiwan) | AFP

A empresa americana AMD apresentou nesta segunda-feira (3) em Taiwan seus novos semicondutores de inteligência artificial (IA) que servirão para tudo, desde centros de dados até computadores portáteis avançados, intensificando sua competição com o líder do mercado, Nvidia.

Nos últimos dois anos, a demanda por processadores especializados que ajudam a desenvolver e executar aplicativos de IA, como o ChatGPT, disparou.

Uma pessoa está em pé no palco diante de um grande fundo azul com o logotipo da AMD e as palavras "AI Platforms", indicando uma apresentação ou conferência sobre plataformas de inteligência artificial.
A CEO da AMD, Lisa Su, durante evento em Taiwan - Ann Wang - 3.jun.24/Reuters

Apesar da posição dominante da Nvidia, a AMD emergiu como um de seus principais concorrentes, e sua diretora-executiva Lisa Su afirmou que os processadores de próxima geração dessa empresa competirão com a oferta de rivais como a Nvidia.

"A IA é nossa prioridade número um e estamos no início de um momento incrivelmente emocionante na indústria, em que a IA transforma virtualmente todos os negócios, melhora nossa qualidade de vida e modifica cada parte do mercado de computação", declarou Su na Computex, a feira tecnológica de Taiwan.

Também anunciou que a AMD terá um ciclo anual de atualizações para seus aceleradores avançados, e o mais recente, Instinct MI325X, será lançado neste ano.

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, anunciou na Computex uma atualização anual semelhante para seus principais produtos.

Em sua intervenção, Su apresentou executivos da Microsoft, HP, Lenovo e Asus que promoveram a incorporação de processadores Ryzen, da AMD, em seus computadores de IA.

A Microsoft apresentou semanas atrás seus computadores Copilot+, que terão um sistema operacional Windows com IA incorporada.

O executivo da Microsoft Satya Nadella disse na segunda-feira que os processadores Ryzen serão incorporados a esses computadores.

Vários pesos pesados da indústria de semicondutores chegaram este ano à Computex.

O executivo da Qualcomm, Cristiano Amon, o CEO da Intel, Pat Gelsinger, e Rene Haas do gigante britânico Arm também têm previsto dar discursos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.