Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2010 - 23h29

RedeTV! passa a transmitir programas em 3D

Publicidade

AMANDA DEMETRIO
DE SÃO PAULO

A RedeTV! transmitiu hoje, em sinal aberto, o programa "Pânico na TV" em 3D. Agora, outros programas da grade devem estar disponíveis aos televisores compatíveis com a tecnologia, ainda em estágio embrionário no Brasil. A emissora instalou TVs 3D no Club A, onde alguns convidados puderam degustar o efeito. A imagem chegou a falhar algumas vezes, mas, no geral, a experiência dada ao espectador é enriquecida com a imagem tridimensional.

Os apresentadores abusaram de gestos para mostrar o efeito 3D: eles apontaram o microfone ao telespectador, se dividiram em diferentes planos e as dançarinas chegaram a soltar bolhas de sabão em direção à tela.

O resultado em 3D foi muito bom, mas fica a dúvida sobre se esse mesmo material cabe às transmissões em duas dimensões.

Para ver a grade em 3D, o espectador precisa ter uma TV 3D, mas não precisa pagar pelo efeito.

Testes anteiores

Rede Globo e Bandeirantes já fizeram testes com o 3D em transmissões fechadas, mas nenhuma sinalizou uma data para começar a passar o sinal aberto. A Globo fez experimentos no Carnaval e em algumas cenas da novela "Viver a vida", enquanto a Band fez a captação durante a Fórmula Indy. Na RedeTV! foram dois anos de pesquisa e alto investimento na área de equipamentos, segundo a emissora.

Mercado embrião

O mercado de televisões 3D no Brasil ainda está em fase embrionária. Uma das primeiras lojas a anunciar a pré-venda no país, a Fnac, deve entregar os televisores aos consumidores até o dia 15 de junho.

Perguntado sobre se a iniciativa da emissora era precipitada, Amilcare Dallevo, presidente da RedeTV!, disse que esse tipo de reação acontece quando se trabalha com "tecnologia de ponta". Segundo ele, a reação foi parecida quando a emissora passou a transmitir seus programas em alta definição.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página