Fotógrafo retrata Dubai em tons de azul e vermelho

Para conseguir o efeito, Paolo Pettigiani alterou a estrutura da câmera e aplicou filtro que isola a luz infravermelha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

À primeira vista, Dubai causa estranheza, diz o fotógrafo Paolo Pettigiani, 27.

“A vida urbana não é como nas outras metrópoles. Não dá para explorar o centro dela caminhando pois não quase não existem calçadas, apenas ligações entre um prédio e outro ou vias para carros.”

O italiano esteve na cidade pela primeira vez em agosto de 2018, quando fotografou Dubai para a série “Infrascapes”, composta por paisagens registradas em infravermelho.

Para conseguir o efeito, o fotógrafo alterou a estrutura da câmera, que deve ser sensível a diferentes espectros de luz (ultravioleta, visível e infravermelho). Depois, é preciso aplicar um filtro na lente, que isola a luz infravermelha.

Folhagens refletem o infravermelho —por causa do filtro e da edição posterior, elas ganham tons avermelhados.

Já o concreto, o céu e a água, por exemplo, aparecem em matizes de azul. Esse efeito acentua o contraste entre construções e áreas verdes, mesmo que essas também sejam artificiais. “Tudo ali foi colocado por humanos, dos edifícios às palmeiras”, afirma.

Pettigiani também trabalha como diretor de arte em Torino, na Itália. A série completa, que inclui cidades como Nova York e Berlim, pode ser vista no site behance.net/PaoloPettigiani ou em seu perfil no Instagram, @paolopettigiani.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.