Descrição de chapéu Independência, 200

Vídeo sobre Leopoldina abre série Figuras da Independência

Imperatriz exerceu influência política sobre dom Pedro 1º

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

São comuns os relatos sobre a imperatriz Leopoldina em que ela é descrita como um mulher de temperamento frágil e alheia à vida política do Brasil no começo do século 19. Na verdade, não era assim a monarca nascida na Áustria, como mostra o vídeo abaixo.

Leopoldina exerceu influência política sobre dom Pedro em momentos importantes, como os preparativos para o episódio que ficou conhecido como o Grito do Ipiranga, em 7 de setembro de 1822.

Produzido pela TV Folha com animações e edição de Henrique Santana, o vídeo abre a série Figuras da Independência, que vai apresentar alguns dos principais nomes daquele processo político, que levou à emancipação do Brasil em relação a Portugal. Entre os próximos retratados da série, estão dom Pedro 1º, José Bonifácio e Lord Cochrane.

Com duração de três minutos, este vídeo foi realizado com base em pinturas clássicas do século 19, como "Imperatriz Rainha D. Leopoldina" (1815), do austríaco Joseph Kreutzinger, e "Desembarque da Imperatriz Dona Leopoldina" (1818), do francês Jean-Baptiste Debret.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.