Descrição de chapéu Eleições 2022

Brasil com Lula deve fazer giro na política externa, dizem especialistas em live

Petista, eleito neste domingo para a Presidência, deve reorientar relação com Europa e América Latina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Brasil dará um giro na política internacional com a mudança da Presidência de Jair Bolsonaro para Luiz Inácio Lula da Silva, após a vitória do petista nas eleições deste domingo (30). É a conclusão dos debatedores reunidos pela TV Folha em live neste dia de segundo turno.

Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT - Xinhua

Segundo a colunista Denise Mota, Lula deverá caminhar para uma "linha mais moderna de esquerda, à moda de Gabriel Boric, por exemplo", e o país se reaproximará de países como a Argentina, comandada pelo esquerdista Alberto Fernández.

As relações com a União Europeia também devem mudar bruscamente, como afirma o professor Amâncio de Oliveira, do Instituto de Relações Internacionais da USP.

A correspondente Giuliana Miranda, sediada em Lisboa, afirma que há por exemplo uma simpatia maior do presidente francês Emmanuel Macron em negociar com Lula, já que "houve até desentendimentos pessoais com Bolsonaro, quando ele ofendeu a primeira-dama francesa".

O presidente português Marcelo Rebelo de Sousa esteve no Brasil sete vezes durante o mandato de Bolsonaro, lembrou ela, e sofreu uma descompostura de Bolsonaro ao ser desconvidado para uma reunião em julho.

Oliveira afirmou que é injusto dizer que os dois mandatos anteriores de Lula centraram em relações Sul-Sul. "Foi um governo muito pragmático. Aumentou a interação com o Sul, mas também a Norte-Sul."

Com o governo Bolsonaro, segundo o professor, o Brasil não se tornou propriamente um pária, mas houve um realinhamento para a direita e afastamento de parceiros como a União Europeia. Miranda lembrou das pretensões do país de entrar na OCDE foram frustradas pelo "desmanche da agenda ambiental" promovido por Bolsonaro, assim como o do combate à corrupção.

Mota afirmou ainda que o novo governo Lula deve ser diferente dos anteriores, por exemplo, ao ter que ouvir e negociar com minorias que ascenderam à mesa de negociação de forma mais intensa que nos anos 2000.

A TV Folha realiza neste domingo, até as 21h50, uma programação especial ao vivo sobre as eleições 2022. Jornalistas e colunistas da Folha vão comentar o resultado das urnas, debater economia e a imagem do Brasil no exterior.

Todos os vídeos serão transmitidos pelo canal da Folha no YouTube (www.youtube.com/folha).

VEJA AS PRÓXIMAS LIVES DA TV FOLHA NESTE DIA DE SEGUNDO TURNO

20h - A crise econômica e o aumento da desigualdade

Patrícia Campos Mello, repórter especial da Folha

Michael França, colunista da Folha

Muniz Sodré, colunista da Folha

Alexa Salomão, repórter especial da Folha

21h - O novo Congresso e a governabilidade possível

Fernando Canzian, repórter especial da Folha

Ranier Bragon, repórter da Folha em Brasília

Vinicius Mota, secretário de Redação da Folha

Mônica Bergamo, colunista da Folha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.