Descrição de chapéu Eleições 2022

Lula tem que reduzir pobreza e reorganizar Orçamento, dizem colunistas

Especialistas em economia reunidos pela Folha apontam necessidade de reformas estruturantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva vai enfrentar situação fiscal desafiadora e precisa atentar para reformas estruturantes no combate à pobreza, segundo os repórteres e colunistas da Folha reunidos em live na noite deste domingo (30), após a vitória do petista nas eleições.

lula fala em coletiva de imprensa
Lula no colégio eleitoral onde votou neste domingo - Carolina Daffara/Folhapress

Segundo a repórter especial Alexa Salomão, a primeira tarefa do governo "vai ter que ser rever o Orçamento e reorganizar as contas" diante do rombo fiscal previsto para o ano que vem.

"E isso tem que ser feito antes mesmo de o novo governo assumir. Não tem dinheiro para o Auxílio Brasil, uma promessa de campanha de Lula."

Os colunistas Michael França e Muniz Sodré defenderam o fortalecimento da indústria e da educação como meios de combate à pobreza a serem buscados pelo novo governo.

"O Brasil às vezes tem boas intenções em relação ao combate à desigualdade, mas nem sempre faz isso com política eficiente", disse França. "Espero que a gente comece a ter discussão mais propositiva, mais estruturada para o combate à pobreza."

Segundo Sodré, a redução da desigualdade tem que ser ponto central da gestão de Lula, e deve acontecer "não apenas com benefícios econômicos, com 600 reais por mês". "Isso é necessário, mas é paliativo. Temos que pensar que mecanismos usar além dos economicistas."

"Para além das transferências de renda, temos que fazer inclusão produtiva", afirmou França. "Grande parte da pobreza hoje é porque as pessoas não estão conseguindo nem trabalho. O sistema educacional brasileiro é muito falho e os avanços tecnológicos estão demandando trabalhadores mais qualificados, o que exclui os mais pobres."

A TV Folha realiza neste domingo, até as 21h50, uma programação especial ao vivo sobre as eleições 2022, com jornalistas e colunistas comentando os resultados das urnas.

Todos os vídeos serão transmitidos pelo canal da Folha no YouTube (www.youtube.com/folha).

VEJA A PRÓXIMA LIVE DA TV FOLHA NESTE DIA DE SEGUNDO TURNO

21h - O novo Congresso e a governabilidade possível

Fernando Canzian, repórter especial da Folha

Ranier Bragon, repórter da Folha em Brasília

Vinicius Mota, secretário de Redação da Folha

Mônica Bergamo, colunista da Folha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.