Descrição de chapéu LGBTQIA+

Texto de Djamila é expressão de transfobia, diz representante de associação de trans

Bruna Benevides, consultora para assuntos LGBTQIA+, foi entrevistada na TV Folha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A TV Folha entrevistou nesta segunda-feira (12) a secretária de articulação política da Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), Bruna Benevides.

A representante falou sobre o emprego do termo "pessoas que menstruam", tema abordado pela filósofa e colunista da Folha Djamila Ribeiro no texto "Nós, mulheres, não somos apenas 'pessoas que menstruam'".

"Não queremos termos guarda-chuva. Isso é um espantalho que foi criado para tentar criminalizar as produções de pessoas trans", afirmou Benevides. Segundo ela, o que se busca é visibilizar grupos que são, muitas vezes, deixados de lado em políticas públicas de saúde, por exemplo.

"A transfobia não é só o tapa na cara, não é só o tiro. [O texto de Djamila Ribeiro] é, sim, uma expressão explícita de transfobia", disse a representante da Antra.

Em entrevista à TV Folha nesta quarta-feira (7), Djamila afirmou que o termo, "mesmo com a pretensa ideia de querer incluir, apaga a realidade concreta das mulheres".

Após a publicação da coluna, a Antra se pronunciou dizendo ser preciso ampliar o debate, a leitura e a assimilação de conteúdos produzidos por estudiosos de gênero trans. "Ninguém está sugerindo que o termo seja usado como uma identidade universal", afirmava uma das publicações da entidade.

Bruna é uma mulher trans. Tem cabelo crespo, longo e loiro. Está em pé com os braços cruzados e séria. Ao fundo, desfocados, alguns navios no mar.
A secretária de articulação política da Antra, Bruna Benevides, participa de entrevista na TV Folha - Divulgação

A transmissão, exclusiva para assinantes, foi comandada pela repórter especial da Folha Fernanda Mena.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.