Descrição de chapéu Folhajus Como É Que É?

Trabalho análogo à escravidão no Brasil é tema do novo programa ao vivo da TV Folha

Isabella Faria recebe o repórter Caue Fonseca no Como é que é?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Casos de trabalhos forçados estão novamente em evidência no Brasil. Homens contratados para trabalhar na colheita de uva em Bento Gonçalves, na serra gaúcha, foram resgatados na semana passada em situação análoga à escravidão. Ao menos 207 trabalhadores relataram ter sido enganados pela promessa de emprego temporário, salário de R$ 4.000, alojamento e refeições.

Para entender as repercussões deste caso e o que configura um trabalho como análogo à escravidão, a apresentadora Isabella Faria recebeu nesta segunda (6) o repórter Caue Fonseca, correspondente em Porto Alegre, no programa Como é que é?.

Segundo relatos, os trabalhadores eram abusados fisicamente e impedidos de deixarem o local. Eles trabalhavam para duas empresas contratadas pelas vinícolas Aurora, Cooperativa Garibaldi e Salton. As três dizem que não tinham conhecimento da situação. Os homens já retornaram para casa.

O novo programa da TV Folha vai ao ar ao vivo, de segunda a sexta, pelos canais do jornal no Youtube, no Facebook e na Twitch. A íntegra da conversa segue disponível no canal da TV Folha no Youtube e também em versão áudio nos principais agregadores de podcasts.

Transmitido direto da Redação, no centro de São Paulo, o programa discute política, economia, cultura, educação, tecnologia e tudo o que for assunto no país, sempre com um repórter, editor, colunista da Folha, ou especialista no tema.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.