Documentário acompanha ONG em tentativa de proteger coral no Brasil

Quinto episódio de 'Despachos do Oceano Fora da Lei' trata do fundo do mar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A série documental "Despachos do Oceano Fora da Lei" explora o fundo do mar em seu quinto episódio –a Folha publica o material em parceria com a organização jornalística sem fins lucrativos The Outlaw Ocean Project.

Dirigido pelo jornalista Ian Urbina, ex-repórter do New York Times que investiga há uma década crimes ambientais e contra os direitos humanos em águas internacionais, o documentário trata da nova corrida do ouro que destrói ecossistemas ainda desconhecidos nas profundezas dos oceanos.


No capítulo intitulado "Garimpeiros das Profundezas", Urbina vem ao Brasil e acompanha o trabalho de ativistas do Greenpeace para tentar proteger um recife de corais no rio Amazonas.

A série, que terá ao todo dez episódios, abordou no primeiro ("Onde os Assassinos Ficam Livres") uma chacina registrada em vídeo e, ainda assim, não investigada por diferentes governos.

Despachos do Oceano Fora da Lei

Série documental é publicada semanalmente, com novos episódios às segundas-feiras

O segundo, "Escravidão no Mar", descreve as condições degradantes de trabalho forçado, humilhações e tráfico de pessoas a que milhares de homens são submetidos em navios pesqueiros longe de qualquer tipo de fiscalização.

O terceiro, "Sonhadores de um Mundo Flutuante", visita o Principado de Sealand, uma plataforma de defesa antiaérea da Segunda Guerra, na costa da Inglaterra, transformada em nação por um ex-major do Exército britânico em 1966, e discute projetos que se apresentam como solução para a vida na Terra no futuro.

No quarto, "O Cano Mágico", a equipe explora o despejo intencional de todo tipo de dejetos, inclusive tóxicos, em águas internacionais.

Muitas vezes usando os chamados "canos mágicos", navios lançam toneladas de lixo em alto-mar, longe de qualquer tipo de fiscalização e controle.

Os minidocs também estão sendo publicados por parceiros em diferentes países, como as revistas Time (EUA) e Oceanographic (Inglaterra) e os jornais Globe and Mail (Canadá), Clarín (Argentina), El Diario (Espanha) e Il Fatto Quotidiano (Itália).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.