TV Folha aborda agravamento da crise na fronteira dos EUA com México

Fim de medida que permitia expulsão imediata pressiona região que concentra imigrantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com o fim da validade da regra mais dura que dificultava a entrada de imigrantes nos Estados Unidos pela fronteira com México, a região vive uma crise sem precedentes e se prepara para um aumento ainda mais expressivo no número de pessoas cruzando sem documentos.

O chamado Título 42, que entrou em vigor durante a pandemia de coronavírus e permitia expulsar imigrantes antes mesmo que fizessem um pedido de asilo, perdeu a validade nesta sexta-feira (12).

Em 2022, 2,6 milhões de imigrantes foram flagrados na fronteira. As autoridades estimam em 10 mil pessoas chegando ali todos os dias para tentar atravessar para o lado americano.

A maioria dos que tentam a sorte sem documentos é de imigrantes pobres fugindo da crise generalizada que tomou a América Latina após a pandemia, acentuada em regiões que já viviam emergências humanitárias, como Venezuela e Haiti.

Para entender a crise, a apresentadora Isabella Faria conversa com a repórter de Mundo Mayara Paixão.

Novo programa ao vivo da TV Folha, o Como é que é? vai ao ar de segunda a sexta-feira, pelos canais do jornal no YouTube, no Facebook e na Twitch.

Depois da transmissão, direto da Redação da Folha, no centro de São Paulo, a íntegra das conversas segue disponível no canal da TV Folha no YouTube e também em versão áudio nos principais agregadores de podcasts.

Além do programa diário, a TV Folha publica no YouTube entrevistas, reportagens e minidocs sobre diferentes temas do noticiário.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.