Descrição de chapéu Como É Que É?

Psicanálise é fraude? Live comenta livro de Pasternak e Orsi

Isabella Faria conversa com Carlos Orsi, autor de 'Que Bobagem! Pseudociências e Outros Absurdos que Não Merecem Ser Levados a Sério'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Escrito pela microbiologista Natalia Pasternak e pelo jornalista Carlos Orsi, "Que Bobagem! Pseudociências e Outros Absurdos que Não Merecem Ser Levados a Sério" (ed. Contexto) classifica como não científicas práticas populares no Brasil, como homeopatia, astrologia, acupuntura e psicanálise.

"A gente sabia que o título ia incomodar", afirmou Pasternak à Folha. "Mas, se não incomoda, não tira ninguém da zona de conforto. E, se não tira ninguém da zona de conforto, não traz para o debate público e não causa mudanças na sociedade."

Diversas entidades médicas publicaram notas em defesa da homeopatia e de repúdio a declarações feitas por Pasternak em entrevistas de divulgação de seu novo livro feito em parceria com Orsi. Psicanalistas também têm escrito artigos em defesa da psicanálise.

Para entender melhor o assunto que tem causado polêmica, a apresentadora Isabella Faria conversou o jornalista Carlos Orsi no Como é que é? desta quinta (3).

Transmitido ao vivo direto da Redação da Folha, no centro de São Paulo, o programa da TV Folha vai ao ar de segunda a sexta-feira, pelos canais do jornal no YouTube, no Instagram, no Facebook e na Twitch.

Depois da transmissão, a íntegra das conversas segue disponível no canal da TV Folha no YouTube e também em versão áudio nos principais agregadores de podcasts.

Além do novo programa diário, a TV Folha publica no YouTube entrevistas, reportagens e minidocs sobre diferentes temas do noticiário.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.