Descrição de chapéu Perspectivas 2024

Movimento negro vai começar a guiar mais políticas públicas, diz Michael França

Colunista conversa com Tati Bernardi na série Perspectivas 2024, exclusiva para assinantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Para o pesquisador do Insper e colunista da Folha Michael França, os movimentos negros são um "novo player político" no país. "É um movimento cada vez mais coeso, mais organizado, e que vai progressivamente começar a ditar mais coisas em termos de política pública no Brasil."

Doutor em teoria econômica pela USP e organizador, com Alysson Portella, do recém-lançado "Números da Discriminação Racial: Desenvolvimento Humano, Equidade e Políticas Públicas" (ed. Jandaíra), França conversou com a também colunista Tati Bernardi dentro da nova série na TV Folha sobre o que esperar de 2024.

Segundo França, os negros ganham cerca de 50% a menos do que brancos no Brasil, considerando a média salarial do país todo –os indicadores melhoraram nos anos 2000, mas estão estacionados desde 2010.

Perspectivas 2024

Vídeos são exclusivos para assinantes do jornal

No primeiro episódio da série, publicado nesta segunda-feira, Tati conversou com o também colunista da Folha Celso Rocha de Barros sobre os desafios do governo Lula, em ano de eleições municipais. Veja a íntegra da conversa aqui.

Na terça, ela entrevistou o repórter especial Igor Gielow, sobre os desdobramentos da guerra Israel-Hamas, que já deixou mais de 1.200 israelenses e 23 mil palestinos mortos, desde a ofensiva do Hamas em 7 de outubro de 2023. Confira o vídeo aqui.

A convidada de quinta-feira é a repórter especial Patrícia Campos Mello, que traça um panorama das eleições presidenciais nos Estados Unidos e suas repercussões na geopolítica mundial.

O último episódio da série, que vai ser publicado na sexta-feira, trata dos rumos da economia para este ano. O entrevistado será o também colunista do jornal Vinicius Torres Freire.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.