Descrição de chapéu Rússia

Existe futuro para a oposição a Putin na Rússia? TV Folha responde

Isabella Faria conversa com Igor Gielow

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Alexei Navalni, o mais conhecido crítico do governo de Vladimir Putin, está morto, anunciou o Serviço Federal Prisional da Rússia.

O ativista anticorrupção estava preso em uma cadeia na remota região de Yamalo-Nenets, no Ártico, e cumpria 30 anos de pena por condenações diversas.

Ele já estava preso desde 2021, quando voltou da Alemanha após tratar os efeitos de um envenenamento sofrido na Sibéria em 2020.

Desde sua prisão, que gerou uma onda grande de protestos reprimida pela polícia, Navalni cristalizou no exterior sua imagem de grande opositor russo.

Outro opositor, Ievguêni Prigojin, morreu na queda de um de seus jatos executivos em agosto do ano passado, Exatos dois meses depois de comandar um motim de seu grupo mercenário Wagner contra a cúpula militar do governo Putin.

Tais episódios recentes levantam a dúvida se existe futuro para a oposição na Rússia.

Para responder a esta e a outras dúvidas, a apresentadora Isabella Faria conversou com o repórter especial Igor Gielow.

Transmitido ao vivo direto da Redação da Folha, no centro de São Paulo, o programa da TV Folha vai ao ar de segunda a sexta-feira, pelos canais do jornal no YouTube, no Instagram, no Facebook e na Twitch.

Depois da transmissão, a íntegra das conversas segue disponível no canal da TV Folha no YouTube e também em versão áudio nos principais agregadores de podcasts.

Além do programa diário, a TV Folha publica no YouTube entrevistas, reportagens e minidocs sobre diferentes temas do noticiário.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.